2021-02-23 – Melhorando a performance dos scripts das bolhas de ar na água no meu Game Engine em C/C++…
Ontem nalguns minutos livres retomei por horas o game engine, porque já não tocava nele desde o dia 9 de Fevereiro, em que tenho estado ocupado com os trading systems, e dei uns toques, a ver se trabalho em 2 dias da semana no game engine, talvez aos Sábados e Domingos (como descanso, programação relaxante -> criar jogos), e durante a semana o trabalho “chato” (ver números por todo o lado, e meti chato entre aspas porque sou daquelas pessoas das quais dizem que gostam mais de números do que de pessoas, mas não é todas as pessoas haha).
Neste caso estive a testar quando as bolhas saem fora da água (daí os rectângulos brancos na saída), para optimizar código, porque desde que o PC ficou marado (e os FPS baixaram para os 40 FPS apenas), que me forçará a adaptar o jogo a máquinas lentas, e já consigo tirar 50 FPS numa máquina super lenta a 400 MHZ com 14 backgrounds e foregrounds dinâmicos, com centenas de bolhas no ecrã, com animações, 100 inimigos, etc e 1001 coisas mais, ou seja, um dia até testo este game engine (com muitas destas maluqueiras bonitas desligadas) num Pentium 166 MMX e aposto que terei uns 100 FPS na boa (cortando o número de bolhas, etc).
Os quadrados (aliás rectângulos) aparecem no topo, com a largura da bolha que toca lá, mas com uma altura fixa (para eu ver bem), daí terem larguras diferentes.
Não pude fazer muito com a máquina lenta, mas dei uns toques.
2021-02-23.