2021-05-28 – “Dancing Galaxies” – Uma simulação de Física, da colisão de duas galáxias, em C/C++..
“Dancing Galaxies”:
O choque de duas micro-galáxias, o 1º teste no meu futuro Physics Engine, destinado a futuras experiências de Astro-Física.
Lembrem-se que a Programação em si não me diz muito, o que gosto é as coisas que faço com ela, como Física, Matemáticas, Jogos, etc, a Programação é uma mera ferramenta para mim.
Em Física, não é só o “Tempo” que digo que não existe, também teimo que a matéria negra não existe, e para testar, não vou andar a fazer fórmulas em papel a vida toda, vou simplesmente testar teorias num simulador de universos.
Este está muito primário ainda, são testes iniciais. Concentrei a gravidade nos dois buracos negros (centro das galáxias), ignorei a massa de muitas estrelas, e tem apenas 4.000 corpos.
Lembrem-se que segundos aqui são muitos milhões de anos, está muito acelerado.
E arrasei constantes universais, agigantei a massa/Gravidade, por exemplo, para isto ser mais rápido.
Quem estudou Física ou Astro-Física, saberá que um simulador de galáxias terá de ser diferente de um simulador de sistemas solares (afinal ainda não temos uma T.O.E., o Hawking e Einstein bem tentaram hehe), porque temos de aplicar regras diferentes.
Esta é uma aproximação mais purista Newtoniana, e depois um dia, farei as minhas alterações e experiências, a ver se faço algo novo (ainda tem muitas falhas).
É mais por diversão, não vou passar a vida a tentar chegar a uma T.O.E.
Como gosto de no meu aniversário mudar um pouco e começar algo inovador, este ano em Setembro, quando fizer anos, vou dedicar umas semanas à Física.
E assim, quero chegar lá já com algo minimamente apresentável. Em 2017 comecei o Game Engine e cansei de tanto cálculo se ver gráficos, e assim que vi “jogo”, parei, e, em 2020 comecei no aniversário a trabalhar nele, já bonito, já com jogos, e deu gosto.
Este ano será o mesmo com a Física, faço o trabalho chato agora, e no aniversário divirto-me já com isto feito, dedico-me uns dias ou semanas a quebrar as leis do Universo e fazer nascer ou colidir galáxias das formas mais malucas.
Depois terei de ter mais poder de processamento, testar com milhões de estrelas, outras galáxias, matéria negra, etc.
Isto é mesmo só a parte inicial.
Eu com o PC lento (o novo está a caminho), peguei nos trading systems, depois decidi começar o livro sobre os trading systems, depois o tradutor universal (para os traduzir, pois lembrei-me que quero ir traduzindo logo para Inglês à medida que o escrevo), e depois comecei este porque o da StarShip da SpaceX é meio chato fica para depois (mas retomarei).
Um dia partilho coisas novas quando tiver o PC novo. Mas hei-de voltar aos trading systems em beve, isto foi só para desanuviar.
PS: Usei o meu Game Engine para isto.
PS2: O título “Dancing Galaxies” é uma homenagem a Astral Projection.
2021-05-28.