2022-08-14 – Sistema de cordas quase pronto, com energia cinética, atrito, no meu Game Engine, em C++…
Aqui estão notícias do meu projecto favorito, o meu Game Engine, escrito do zero em C++.
Podem ver nele já várias melhorias no sistema de cordas, tanto que até já podemos balançar que nem o Tarzan:
Lembrem-se que eu podia deixar o boneco cair quando atira a corda, mas decidi deixar assim para a demo.
Melhorias? Nas poucas horas a que dediquei a isto (2 ou 3 neste fim-de-semana por andar muito ocupado), melhorei a energia cinética da personagem, o momentum. Assim, quando ele larga a corda, hão-de ver que continua a seguir um pouco o movimento e direcção em que ia (energia cinética), e leva algum tempo a perder o momentum do movimento, graças à Gravidade e ao atrito com o ar, etc. Isso e o momentum lateral/horizontal.
Assim, ele se ao largar a corda for em movimento ascendente, continuará a subir um pouco antes de cair, e se a largar quando vai a descer, ele continuará a descer.
Há também a energia cinética lateral, o momentum do movimento na direcção horizontal, e assim quando ele é largado a alta velocidade, ele ao aterrar não fica parado, é forçado a correr, e vai abrandando (a personagem tenta abrandar a velocidade ao chegar ao chão).
Podemos contrariar isso mais, carregando na tecla da direcção contrária (ou seja, se vai a desacelerar para a direita carregamos na tecla da esquerda para travar mais rápido), mas mesmo assim, leva tempo a travar, até se ir o momentum.
Isto traz realismo ao Game Engine, e ao sistema das cordas, e as poucas coisas que faltam fazer passam por ele subir para plataformas acima daquelas onde ele está (já que ele já desce para as inferiores também).
A partir desse ponto, o engine estará preparado.
Lembrem-se que a corda leva tanto tempo a subir, por opção mesmo, para fazer depois um clone do Batman the Movie que tem as mesmas cores e tamanhos na versão amiga, a velocidade parecida, ângulos, etc.
Mas ficará mais realista, não quero retirar a dinâmica do momentum, etc.
Não tenho tido tempo nenhum, acreditem, mesmo nada, devido a motivos profissionais.
Mas quando tiver um mês de pausa a sério este ano, talvez perto do Natal, aí apostarei em força no Game Engine.
Por agora, ficam estas pérolas, conseguidas graças a umas horazitas livres por semana.
Depois trago mais notícias.
Poderão ver o histórico de desenvolvimento destas features em:
Partilhado no LinkedIn no dia 15 de Agosto, em:
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6965010214936805376/
2022-08-14.