2023-07-24 – O começo de um novo projecto dentro do meu Game Engine – Um clone do Master of Orion (Jogo de Estratégia de 1993), em C++…
Aqui está a razão pela qual meti um controlo da câmera no ecrã com o rato, no meu Game Engine:
O meu futuro projecto – Um clone do Master of Orion (podem ver um excerto do jogo neste vídeo).
Isto porque eu voltei a jogar a este jogo, e encontrei coisas com as quais não concordo e que estragam um pouco um jogo que poderia ser espectacular.
E vocês sabem como sou não é verdade? Se encontro um jogo que gosto, mas que poderia ser melhorado… Eu crio um clone do jogo, desde o zero, mas com as minhas melhorias. 🙂
Além disso, era importante o meu game engine ser testado com um jogo de estratégia também, e assim farei vários clones enquanto o desenvolvo:
– Plataformas – Um clone do Batman the Movie, versão Amiga, de 1989 (daí as cordas no meu game engine);
– Shoot’Em Up – Um clone do R-Type (mas com níveis diferentes);
– Isométrico – Um clone do Pacmania;
– Estratégia – Um clone do Master of Orion;
Batman the Movie (Plataformas):
O de plataformas será o primeiro a ser terminado, pois não falta muito, e apesar de achar os níveis de plataformas do jogo perfeitos, ou quase perfeitos, só tenho 2 níveis para jogar, e quero ter muito mais, senão fica chato, daí ter começado a clonar o mesmo. 😀
R-Type (Shoot’Em Up):
Este comecei a desenvolvê-lo desde o começo, até meti uma nave copiada do jogo R-Type nele, qualquer dia melhoro-o. Neste não tinha motivos especiais, mas poderei criar níveis novos e mais giros talvez.
Pacmania (Isométrico):
O isométrico ainda não o comecei, será o Pac Mania, pois chega a um ponto em que passa a ser super difícil na versão de arcada (a minha favorita), que era para nos tirar as moedas, e perde o gozo jogar com tanta dificuldade sempre a subir, daí eu decidir intervir.
Master of Orion (Estratégia):
Este é um jogo maravilhoso, e o MOO2 e MOO3 não trouxeram assim tantas melhorias, pelo que prefiro jogar ao 1º.
Mas o jogo tem algumas coisas em falta, e passa de Impossível a Facílimo de um momento para o outro, e isso tira-lhe o gozo.
E eu penso que poderei adicionar muitas melhorias.
No jogo podem ver a versão do mesmo em PC-DOS, e é essa que quero melhorar.
Uma das melhores características que um programador pode ter, é olhar para algo complexo, decompô-lo em pequenos passos, e saber o que fazer.
E foi isso que fiz: O primeiro passo foi adaptar o meu game engine para algo assim, e criar uma galáxia estrelada para o jogo funcionar.
Ficou à pressa, nem sequer tirei as vidas em cima, mas o próximo passo será colocar sprites bonitos e animados das estrelas, e criar um céu estrelado (com muitas estrelas de background) a imitar o original, e com nebulosas também, e fazer com que esse nível gerado possa ser gravado num ficheiro.
Pois é esse o primeiro passo: poder gravar e ler o jogo onde o deixámos antes, pois não teria sentido criar um universo e começar a jogá-lo e depois ele desaparecer.
Outro desses passos iniciais é poder definir qual o tamanho do universo, claro está.
Mais tarde trato de criar uma nave e fazê-la viajar pelo universo em questão.
Eu deixei o risco para podermos ver onde está o cursor e como ele nos permite navegar por esse universo.
E as estrelas foram copiadas à pressa de algo na Internet, por isso não estão grande coisa…
Enfim, isto não é nada de especial para mim mas dá para me entreter.
E eu não me importo de começar vários ao mesmo tempo, porque é tudo por diversão, por isso não há pressas, vou fazendo aos poucos todos nas horas livres, em C++, claro está, a linguagem mais poderosa que temos. 🙂
Mas em Agosto vou perder mais tempo com os trading systems, do que com o game engine, mas isto será apenas para matar saudades.
Mais notícias depois quando o próximo passo estiver pronto.
Hasta!
2023-07-24.
Publicado no mesmo dia, no LinkedIn, em:
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7089336824434704384/
Post anterior:
Post seguinte: