2023-08-24 – Início de cálculos de movimentos parabólicos para o meu Game Engine, em C++…
Por ontem ter visto o filme Oppenheimer no Cinema, e por ter adorado o filme e adorar Física, tinha de fazer algo relacionado com o tema.
E lembrei-me que estava nos meus planos até ao fim do ano, criar os algoritmos para o clone do Batman the Movie, de atirar objectos.
Aqui está o começo do desenvolvimento dos mecanismos de cálculo parabólico de trajectórias de objectos atirados por personagens do jogo.
Pode não ter a Física toda do filme de ontem hehe, mas tem alguma, tem em conta a velocidade cinética, inércia, momentum, gravidade, atrito do ar, velocidade do vento, etc:
Neste caso inicial, simplesmente desenho uma trajectória pré-definida, e vejo como a gravidade e o vento a influencia de diferentes formas.
Mais tarde, o próximo passo, será ter um sistema de cálculo, a simular um ser humano com muita pontaria, que com base no vento, avião, e distância dos inimigos, desenhe parábolas perfeitas até chegar ao destino, para imitar uma pontaria perfeita, e aí já poderei usá-lo em jogos como o futuro clone do Batman the Movie. 🙂
Abaixo na imagem acima, já podem ver o efeito de um vento muito forte a puxar o objecto para trás a meio da trajectória, sendo que na última deveria ser tipo um furacão hehehe.
Mais notícias posteriormente e com animações, num futuro post.
PS: O Oppenheimer foi dos melhores filmes que vi na vida, talvez o melhor, mas eu adoro Física por isso sou suspeito.
2023-08-24.
Update: Podem seguir o resultado final deste sistema, no post seguinte, no 2º link abaixo, onde terão vídeo do mesmo, e fica aqui uma imagem de como ficou:
Post anterior sobre o Game Engine:
Post seguinte sobre o Game Engine, e sobre este tema (trajectórias de alvos, Balística):