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2023-09-07 – Luzes e Sombras em locais específicos como quartos ou água, no meu Game Engine em C++…

Aqui está o próximo passo das funcionalidades de luzes e sombras, no começo dentro de água, e após o segundo 10 em quartos escuros também…

O não ter apenas o ecrã inteiro escuro da noite, mas também durante o dia pequenas zonas às escuras, como por exemplo quartos sem luz, ou zonas fundas debaixo de água, etc:

Neste caso mostrei-vos quartos escuros, onde mudei o raio da luz (a força da origem da luz) para a aumentar um pouco, mas podem ver que o efeito é muito giro.

E dentro de água meti escuro (naquele local em específico) para mostrar também.

Para ficar perfeito, só falta a sombra ir fazendo fade-out perto dos locais com luz, para não passar de 100% para 0% de um píxel para o outro, mas isso farei noutra altura quando tiver mais umas horitas livres, que nas próximas semanas ficarei longe do meu Game Engine, para fazer outras coisas, pois estarei muito ocupado.

Relembro que é tudo feito do zero, não uso funções de OpenGL para isto, é feito à pata, e tudo renderizado por software, nada de hardwares ou aceleradoras ou shaders.

Os FPS mantêm-se por vezes nos 900 FPS, noutras 500 como agora que tinha a máquina sobrecarregada.

Também falta, se eu quiser, fazer uma barreira para que os raios de luz não passem para as divisões abaixo, mas no caso do Batman the Movie que recriarei, não precisarei, pois é um open space e o Batman desce de níveis sem problemas.

Mas pronto, pouco a pouco, o game engine vai evoluindo, com cada vez mais funcionalidades.

E estas darão um toque de mistério e suspense a alguns jogos. 🙂

Mais novidades um dia quando voltar a isto.

Hasta!

2023-09-07.

Publicado no LinkedIn no mesmo dia, em:

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7105676564813520896/

Publicado no meu Facebook em 2023-12-21, em:

https://www.facebook.com/GoncaloMFerreira/videos/912929396837804/

Próximo post associado ao meu sistema de Luzes e Sombras, um ano depois deste:

2024-11-01 – Especial de Halloween – Melhoria nas Luzes e Sombras do meu Game Engine, e umas Evil Pumpkins, em C++…

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