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2023-11-28 – Início da Época Natalícia com Árvores de Natal criadas para o meu Game Engine em C++…

Declaro oficialmente iniciada a Época Natalícia!!!

Pois é, dizem que “O Natal é quando um Homem quer”, e pois bem, eu quero que o Natal comece hoje!

Reparem no pormenor do “H” grande hahaha.

Bem, para dar início, eu decidi criar uma maravilhosa árvore de Natal para ser usada no meu Game Engine, com luzes de muitas cores customizáveis e geradas em tempo real:

Há dois anos salvo erro, iniciei esta época colocando barretes de Pai Natal no jogador, em todos os seus sprites, incluindo os do Sonic, e no ano passado coloquei Neve, e até fiz um bonito vídeo da neve a funcionar que mostrarei abaixo.

Este ano, decidi criar as tais árvores de Natal.

E não só tem luzes com posições e cores aleatórias, como duração do “blink”/”piscar” aleatórias, e até intervalos de tempo entre “blinks”, como ele também desenha vários segmentos de luzes em conjunto, cada um deles com x luzes, para simular fios de luzes numa árvore de Natal, e podem ver pelo exemplo que várias luzes têm a mesma cadência em conjunto, bem como tempo de velocidade do blink/piscar e intervalos, etc.

Assim, ficam mesmo com a impressão de que é uma árvore de Natal real, com vários fios de luzes coloridos a piscar.

Nos exemplos acima (reparem que são todos diferentes entre eles, pois cada um tem configurações diferentes definidas de forma aleatória em tempo real), usei salvo erro, 4 fios de 7 luzes cada, queaparecem visíveis, o que significa que poderia ser o equivalente a 4 fios de 15 luzes cada (pois algumas aparecem escondidas na vida real).

Mas não pensem que isto foi tempo perdido!

Por um lado porque me permite criar luzes em tempo real de forma totalmente aleatória (sem fios sem nada).

Do ponto de vista de um programador, o que eu criei não foi um “sistema de árvores de Natal”, mas sim um sistema de focos de luz aleatórios, que nos desenha não só a área de luminosidade à volta do foco de luz principal (um “glare”), como também uma cruz indicando o brilho da mesma.

Vejamos como exemplo luzes de Natal sobre o sprite do jogador principal:

2023-11-30 – Testando as luzes de Natal em cima do jogador principal, no meu Game Engine em C++…

Só me faltou definir também o tamanho do brilho e cruz do brilho de forma aleatória, talvez o faça mais tarde, se o fizer, coloco o vídeo neste post ao invés de criar um novo.

Mas ao criar um sistema independente das árvores de Natal, isto permite-me criar por exemplo uma pedra de cristal, que tenha brilhos só de cor branca, totalmente aleatórios, com tempos aleatórios, e podemos usar isto para um objecto a brilhar, tipo um cristal que o jogador deve apanhar, ou um simples item que está lá para enfeitar, ou até mesmo num prémio que devemos tentar apanhar e que queiramos que brilhe para nos chamar à atenção.

Por isso, o tempo não foi perdido, foi tempo muito bem usado.

E vai tornar o desenvolvimento do meu Game Engine mais agradável.

E como eu não posso ter grandes árvores de Natal porque os meus gatitos dariam cabo dela, ao menos dentro do universo do meu Game Engine, tenho muitas para sentir o espírito natalício, que “é quando o Homem quer”. 😛

(Atenção que deixei um update com vídeos novos mais abaixo após estes dois vídeos da neve e da música).

Já agora deixo aqui o vídeo bonito natalício de neve que fiz há perto de um ano atrás, para verem que isto é já uma tradição para mim:

A música usada no vídeo da árvore de Natal é a “It’s Always Christmas Time”, do Al Jourgensen, vocalista da famosa banda Ministry, e deixo-a abaixo para vos desejar uma boa época natalícia, podem comprar a música dele com mais qualidade no iTunes:

Mais notícias sobre o meu Game Engine mais tarde.

E bom começo da época natalícia a todos. 😀

PS: Descobri que havia um bug ao criar as luzes de Natal que fizeram com que as cascatas desaparecessem do vídeo e ficasse lento também, mas corrigi tudo no dia seguinte.

Atenção, espreitem os vídeos novos abaixo de 2023-11-30 após o link do LinkedIn…

2023-11-28.

Publicado no mesmo dia no LinkedIn em:

https://www.linkedin.com/posts/goncalopt_declaro-oficialmente-iniciada-a-%C3%A9poca-natal%C3%ADcia-activity-7135331980941869056-FN77?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Pequeno update de 2023-11-30:

Abaixo está um vídeo em que mostro as árvores de Natal a variarem de 1 a 10 fios cada um com 27 luzes, indo das 27 às 729 luzes numa única árvore de Natal, e já com variações de tamanho dentro de cada fio de luzes:

2023-11-30 – A testar o sistema de luzes, colocando entre 1 a 27 fios cada um com 27 luzes de Natal, indo das 27 às 729 luzes numa única árvore…

Notem que acima vai dos 1 aos 10 fios de luzes, mas no fim adicionei um bocado com 27 fios e nota-se que são muito mais.

Além disso, adicionei a funcionalidade das luzes não só terem tamanhos e forças diferentes dentro do mesmo fio (porque algumas podem estar escondidas por detrás de ramos da árvore de Natal), como também o “blinking”, o que faz com que as luzes fraquejem um pouco de tempos a tempos (tremam, se repararem nelas):

No vídeo acima notem que eu fiz com que tremessem o tempo todo, e não ocasionalmente, o que é meio exagerado pois na vida real não acontece, devemos fazer com que tremam só de vez em quando, mas deu para verem o exemplo.

Bem, dou como terminada a aventura das luzes de Natal (de momento, claro está). 🙂

2023-11-30.

Post seguinte associado ao meu Game Engine:

2023-12-09 – Adicionada uma Pausa, e também inimigos ao meu Mapa de Jogo do meu Game Engine em C++…

Post anterior associado ao meu Game Engine (sobre a criação de uma arma estilo R-Type para o mesmo):

2023-11-18 – Adicionada arma “laser” estilo R-Type ao meu Game Engine, em C++…

Post anterior, mas associado indirectamente ao meu Game Engine, sobre o meu mini-curso de Game Design:

2023-11-24 – O Início do meu Mini-Curso sobre Criação e Design de VideoJogos

Post seguinte, mas não associado ao Game Engine mas sim a um Curso sobre Criação de VideoJogos:

2023-12-04 – VideoLog do Meu Game Engine – Parte VI – Chuva, Neve, Relâmpagos, Cascatas, Isométricos, 3D, Fogo, Luzes e Sombras, Armas, e 1001 coisas mais…
2023-11-28 - Início da Época Natalícia com Árvores de Natal criadas para o meu Game Engine em C++...
2023-11-28 – Início da Época Natalícia com Árvores de Natal criadas para o meu Game Engine em C++…

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