2024-03-15 – Gráficos com renderização já bem optimizada (460 FPS numa máquina velha), código melhorado, e renderização perfeita, no meu Software de Análise Técnica em C++…
A parte dos gráficos está quase pronta, e foi optimizada, 460 FPS quando em esforço, ocupando menos de 1/10 do CPU num portátil com I5 velhinho.
Da última vez que partilhei notava-se que tinha alguns bugs, ela ao fazer resize tinha uma dupla renderização, e meio torta, com os gráficos desalinhados (fiz à pressa com a falta de tempo).
Agora já podem ver o alinhamento e escalamento perfeitos, e o efeito das barras dançantes abaixo na perfeição:
Podem pensar “7 dias desde o último post e está quase igual?”, enganam-se, não só tenho tido pouco tempo livre, como eu fiz muitas, mesmo muitas modificações, para a optimização do código, para o tornar mais legível (não queiram saber como programo quando é à pressa, depois tenho de meter tudo legível para daqui a uns anos me lembrar), e para tornar a renderização mais perfeita.
Ou seja, trabalhar gráficos no CPU por vezes, colocá-los na gráfica noutras, evitar movimento de dados entre o CPU e memórias o mais possível, etc.
Tudo para poupar o máximo de FPS possível.
A máquina é um portátil com uns 6 anos de data de fabrico, e com um I5 já fabricado há 9 anos, eu tento usar portáteis antigos para me obrigar a optimizar código.
E 460 FPS quando em esforço de renderização com 1001 gradientes de cores e barras dançantes, parece-me suficiente para uma máquina antiga.
Só me restam os bugs das linhas das posições de compra e venda estarem fora do gráfico princnipal, e as cores das ordens, de resto parece-me bem.
A renderização já foi optimizada, e 460 FPS é mais do que suficiente, dado que com 60 FPS já ninguém nota, e o gráfico vai aos 0% quando não usado, como é óbvio.
Mas reestruturar dezenas de ficheiros de código, tornar tudo mais perceptível, foi essencial.
Até porque o gráfico original que iniciei em 2022 tinha sido feito em poucas semanas e tinha a renderização muito atabalhoada (para os meus standards).
Depois disto, após corrigir as linhas das posições de compra e venda, devo criar um indicador de estudo de linhas, talvez um Fibonnaci retracement study, e após isso, finalmente partirei para a versão GUI do meu Trading System’s back-tester.
Só após ter o meu próprio software de Análise Técnica em andamento e o tester a funcionar, é que dedicarei alguma parte das minhas horas livres à parte Matemática da coisa.
Nessa altura também perderei algum tempo a criar uma biblioteca GUI que usarei em muitos projectos e não apenas neste.
Os gráficos de vários tipos não é desta que mostrarei, mas fica uma imagem com alguns, que já partilhei no outro dia:
De qualquer das formas, não tinha solução.
É que gosto de trabalhar com softwares ao meu gosto, e quando não existem, tenho de ser eu a criá-los. 😛
Mais notícias um dia.
2024-03-15.
Post seguinte sobre o meu Software de Análise Técnica:
Post seguinte associado ao meu Software de Análise Técnica, mas em que tive de mexer no meu Game Engine:
Post anterior sobre o meu Software de Análise Técnica: