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2024-04-20 – Simulação Básica de Velocidade de Aviões e Ondas Sonoras, em C++…

Há uns dias acabei a parte inicial dos gráficos da Bolsa, do meu software de Análise Técnica, e para me entreter um pouco entre projectos, para não me cansar, lembrei-me de criar uma simulação rápida de aviões em 2D com as suas ondas sonoras.

E isto até me levou a criar uma maneira nova de criar efeitos de propulsão para os meus videojogos, pelo que deixarei a maneira, antes de mostrar a simulação das ondas de shoque e ondas sonoras relacionadas com a velocidade do som:

2024-04-21 – Efeito de propulsão que criei ao brincar com simulações de ondas sonoras…

Poderei usar estes efeitos até depois em batalhas no meu Remake do Master of Orion, ou outros jogos:

feito de propulsão que criei ao brincar com simulações de ondas sonoras para usar em videojogos, em GIF aqui...

Quanto à simulação…

A simulação foi feita à pressa, e por isso assumi uma velocidade do som de 1245.79 Km/h (temperatura de 25º Celcius), e deixei o utilizador (neste caso eu), controlar tanto a velocidade do avião para ambos os lados, bem como a sua altitude, para brincar um pouco com o avião e mostrar como andam as ondas sonoras.

Podem ver que ao nos aproximarmos da velocidade do som, o som começa a ter “dificuldade” a escapar-nos, e o avião começa a chegar ao alvo ao mesmo tempo que a velocidade do som, o que significa que a pessoa só ouviria o avião quando ele estivesse praticamente por cima dele (se não estiver muito alto):

2024-04-20 – Simulação Básica de Velocidade de Aviões e Ondas Sonoras, em C++…

Fiz subir a velocidade para Mach 03 para demonstrar a velocidade do avião, e como ele passaria por cima de nós, e só segundos depois ouviríamos a onda sonora.

Pelas ondas podem ver também o porquê do estrondo, pois se repararem as ondas começam a comprimir-se à frente do avião, pois não têm para onde ir, quando nos aproximamos do Mach 1 (a antiga “barreira do som”, que na realidade não é uma barreira).

E assim que passamos essa “barreira”, passamos a ver o cone, que se trata do avião deixar para trás a onda sonora, e assim temos o famoso cone que podem ver na simulação.

Também demonstrei o efeito ao subir o avião (na realidade parece mais um OVNI) para cima e para baixo, para verem a compressão das ondas sonoras.

Basicamente, sempre que elas estão comprimidas (juntas), e mais claras na simulação, maior seria o som que ouviríamos.

Não fiz com exactidão a perda de decibéis e força da onda sonora consoante a distância, fiz um decay mais fixo ao meu gosto, não está 100% preciso.

Também não tratei do cancelamento das ondas sonoras interferindo umas com as outras, nem ajustei tudo consoante o zoom, foi algo à pressa para me divertir um pouco, apenas.

Mas podem ver que em Mach 04 faríamos em poucos segundos 7 ou 8 kilómetros de vôo, seria uma velocidade incrível.

Adicionei também um pequeno zoom para brincar com tudo.

Tudo em C++, feito do zero píxel a píxel, como sempre.

De qualquer das formas foi só uma brincadeira e foi boa para desanuviar, e poderei usá-la no Futuro caso queira demonstrar como funciona o cone ao se quebrar a “barreira do som”. 🙂

Mais notícias um dia!

Hasta.

2024-04-20.

Publicado no mesmo dia no meu LinkedIn, em:

https://www.linkedin.com/posts/goncalopt_um-pequeno-efeito-que-sou-capaz-de-usar-no-activity-7187770820381818883-ZGYb?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Texto desse post:

«Um pequeno efeito que sou capaz de usar no meu Game Engine, em termos de propulsão de naves.

Tudo começou com eu criar um simulador básico de aviões e ondas sonoras, para demonstrar a alguém as ondas de choque ao se quebrar a “barreira do som”, por ter umas horitas livres e querer desanuviar um pouco, deixando os outros projectos de lado.

No meio disto tive a ideia de brincar com isto para criar efeitos e saiu isto.

Podem ver o simulador das ondas sonoras na página abaixo na mesma.

Hasta! :)»

Post seguinte associado a Física:

2024-04-25 – Próximo passo no Simulador de Galáxias – Meter os braços em espiral mais realistas, em C++…

Post anterior com simulações de Física (neste caso, colisões de galáxias):

2022-09-04 – Simulação estelar com nebulosa em forma de “G” para celebrar o meu aniversário… 😛

Post anterior associado a Física:

2023-08-27 – Uma pequena explicação sobre eu dizer que o Tempo não existe, envolvendo a Relatividade de Einstein, Time Dilation, entre outras coisas (Física)…

Post anterior, mas associado ao meu software de Análise Técnica:

2024-04-15 – Estado final da 2ª fase de desenvolvimento do meu Software de Análise Técnica, agora com Fibonacci Retracements, e vídeo de 3 minutos para mostrar…
2024-04-20 - Simulação Básica de Velocidade de Aviões e Ondas Sonoras, em C++...
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2024-04-21 – Efeito de propulsão que criei ao brincar com simulações de ondas sonoras…
feito de propulsão que criei ao brincar com simulações de ondas sonoras para usar em videojogos, em GIF aqui...
feito de propulsão que criei ao brincar com simulações de ondas sonoras para usar em videojogos, em GIF aqui…

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