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2024-11-01 – Especial de Halloween – Melhoria nas Luzes e Sombras do meu Game Engine, e umas Evil Pumpkins, em C++…

Aqui está o meu post comemorativo da tradição milenar dos nossos antepassados, o Samhain, ou como os Americanos gostam de chamar: O Halloween. 🙂

E o que seria do Halloween sem umas abóboras com ar maléfico ao som de uma música sinistra que compus há uns anos? 😛

E neste post mostro melhorias ao meu sistema de luzes e sombras.

Como sabem gosto muito de fazer posts com melhorias no meu Game Engine associadas a certas alturas do ano, como Páscoa, Natal, Halloween, etc.

No Natal adicionei sistemas de luzes, e neve, na Páscoa prémios com invencibilidade, e agora no Halloween focos de luz na escuridão para as abóboras.

Desta vez quis meter uma das músicas que criei há uns anos para banda sonora de jogos mais de suspense, e com as abóboras que adoro do Halloween:

2024-11-01 – Especial de Halloween – Melhoria nas Luzes e Sombras do meu Game Engine, e umas Evil Pumpkins, em C++…

Os nossos antepassados Celtas faziam as caras com nabos, batatas, e outras coisas, pois não tinham as abóboras, para afugentar os espíritos, as abóboras são tradição Americana, mas maravilhosa.

Quanto ao sistema de sombras, podem ver que as sombras já se vão desvanecendo perto da luz, e com uma entrada definida nas escadas.

Podem ver também que o meu sistema de focos de luminosidade já está perfeito, e posso usá-lo a todo o tipo de objectos no jogo, como neste caso às abóboras maléficas, às quais chamei de “Evil Pumpkins”. 🙂

O sistema está lento porque por falta de tempo, só meti a funcionar, mas não optimizei e não desenhei os píxeis no ecrã da forma mais rápida, um dia melhoro.

Deixo-vos aqui uma surpresa, de eu a testar o sistema de luzes e sombras no meu Game Engine:

2024-11-01 - A testar o meu sistema de Luzes e Sombras no meu Game Engine em C++...
2024-11-01 – A testar o meu sistema de Luzes e Sombras no meu Game Engine em C++…

Podem ver acima que o foco de luz que meti no jogador é enorme, e na abóbora ao meu lado muito pequeno, apenas o suficiente para iluminar a mesma e nada mais que isso. 🙂

Podem ver a negro a escuridão, a ficar azul nas pontas (a ver a luz real), e a esverdeado as luzes nos objectos.

Mas o importante é que o sistema principal já está a funcionar bem.

Posso meter todo o ecrã negro, de noite, ou apenas pequenas salas/quartos, etc.

E podem ver que está melhor do que há um ano atrás, pois há um ano atrás, a luz não tinha fade-in ao terminar a escuridão, e nem tinha focos de luz noutros objectos, nem o sistema de testes acima, etc:

2023-09-07 - Luzes e Sombras em locais específicos como quartos ou água, no meu Game Engine em C++...
2023-09-07 – Luzes e Sombras em locais específicos como quartos ou água, no meu Game Engine em C++…

E posso meter focos de luz em objectos, talvez um dia meta nos fogos, etc, mas agora foi só mesmo para testar, pois os fogos não produzem luz neste Game Engine ainda, um dia trato disso, fica na “To-Do List”. 🙂

Tenho passado os últimos tempos em que programo no Game Engine a melhorar sistemas de renderização no ecrã, e o multi-threading, bem como substituindo alguns containers STL que usei para desenvolvimento rápido mas que não são rápidos o suficiente para o meu gosto, e que os vou criando do zero, versões mais rápidas dos mesmos, é o que tenho feito ultimamente, que não dá para mostrar muito por serem “features invisíveis”.

Bem, já fiz o meu post dedicado ao Halloween, até um dia.

Hasta.

2024-11-01.

Publicado no mesmo dia no meu LinkedIn, em:

https://www.linkedin.com/posts/goncalopt_aqui-est%C3%A1-o-meu-post-comemorativo-da-tradi%C3%A7%C3%A3o-activity-7258119345954799616-Xm5N?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Post seguinte:

(A ser colocado um dia).

Último post associado ao meu sistema de luzes e sombras, ainda do ano passado:

2023-09-07 – Luzes e Sombras em locais específicos como quartos ou água, no meu Game Engine em C++…

Post anterior, associado ao Sistema de Neve do meu Game Engine:

2024-11-01 – Especial de Halloween – Melhoria nas Luzes e Sombras do meu Game Engine, e umas Evil Pumpkins, em C++…

2024-11-01 - Especia de Halloween - Melhoria nas Luzes e Sombras do meu Game Engine, e umas Evil Pumpkins, em C++...
2024-11-01 – Especia de Halloween – Melhoria nas Luzes e Sombras do meu Game Engine, e umas Evil Pumpkins, em C++…

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