2024-11-24 – Melhorias nas Balas e Colisões no Shooter Level do meu Game Engine em C++…
Aqui estão mais melhorias no meu Game Engine no que diz respeito às colisões dos inimigos, das balas, entre outras coisas como inimigos a desviarem-se dos obstáculos, etc:
Como não mexia no meu Game Engine, na parte do Shooter (nível de testes estilo Shoot’Em Up) há mais de um ano, quis dedicar pelo menos um dia a ele, pois tinha coisas que estavam vergonhosas, devido a focar-me mais no Platformer.
O que foi melhorado:
1 – Animação de invulnerabilidade melhorada;
2 – As balas já explodem no local certo, pois antes explodiam em locais incertos perto dos obstáculos, e agora explodem no local certo, vejam abaixo;
3 – Podem ver que as suas balas dos inimigos também já colidem com os obstáculos, ao invés de passar por elas como antes:
4 – Podem ver que os inimigos já explodem ao colidir com plataformas físicas, como o chão ou obstáculos, coisa que não acontecia antes:
5 – Podem ver que quando estou em modo de invulnerabilidade, já não consigo passar através das paredes ou chão como antes, sendo empurrado por elas até:
6 – Podem ver que os inimigos ao se depararem com obstáculos, param o movimento e desviam-se para cima ou para baixo, antes de retomar o ataque:
Isto porque eu tinha feito este nível de testes à pressa, e só me tenho focado no platformer, e estava uma vergonha, e agora ao menos ficará bem feito.
Deixo-vos um vídeo para verem como estava há um ano atrás, com as balas a passar por todo o lado, inimigos também, colisões nos locais errados quando as balas embatiam, etc (uma vergonha):
Um dos problemas é que inicialmente criei este nível de forma diferente do de plataformer, sem o sistema de câmera, e como o sistema de câmera era diferente, e todo o tipo de colisões eram diferentes, tudo era perfeito no platformer e este foi deixado no esquecimento.
Mas o meu objectivo é um dia mudar todo este sistema do Shooter para o usado no Platformer, para ter isto unificado, e ao melhorar um, melhorar o outro também.
Mas como não tenho tempo para isso agora, deixei só esta melhoria, para que não esteja uma vergonha em termos de colisões.
Já agora, ainda não me dei ao trabalho de descobrir porque é que uma das naves aparece cortada ao meio! Fica para o ano que vem! 😛
Mais tarde, para o ano que vem, melhorarei isto, até lá vou trabalhar mais no Platformer, e em melhorias que são invisíveis, que não posso mostrar em vídeo, que se prendem com a arquitectura do próprio Game Engine em si e que não se reflectem visualmente em algo de novo.
Hasta!
2024-11-24.
Próximo post sobre o meu Game Engine:
(A ser colocado mais tarde).
Post anterior, também sobre o meu Game Engine:
Post anterior sobre o meu Shooter, já há perto de um ano atrás: