2024-12-07 – Adicionei os bandidos do Batman the Movie de 1989, com os seus disparos e comportamento, ao meu Game Engine em C++…
Aqui está a mais recente melhoria a este Game Engine 100% Português que estou a desenvolver nas minhas horas livres em C++…
Não é novidade nenhuma que o meu primeiro projecto assim que ele estiver funcional, será recriar o jogo Batman the Movie, na sua versão para o Commodore Amiga, de 1989, e isto porque eu gosto de jogar ao jogo, e só tenho 2 níveis para o jogar, e assim decidi recriar o jogo, para poder criar mais níveis para me divertir a jogá-lo.
Neste caso, decidi adicionar os típicos bandidos que disparam com armas contra nós, e que disparam sempre três vezes:
Obviamente, usei os sprites do jogo em si, mas apenas uma personagem, porque existem uns quatro tipos de bandidos diferentes.
Quanto às balas, criei umas semelhantes.
Também adicionei o som que retirei dos disparos do jogo.
No jogo original, tudo se passava assim:
É preciso dizer que devido à falta de tempo, não fiz ainda os disparos na diagonal, pelo que só disparam contra mim se me virem em frente a eles, no mesmo ecrã.
E tal como no jogo, eles assim que disparam, voltam para trás, e passado x tempo, regressam para disparar de novo, tal como no jogo original:
Aqui a versão original do jogo:
Também imitei uma feature do jogo original, que é a dos jogadores caírem quando são atingidos, e vão caíndo até saírem do ecrã:
No meu vídeo, volto a relembrar que a dada altura eu disparei contra um e fui atrás dele até ao fim do nível, e poderão ver à esquerda que o número de inimigos cai de 98 para 97 no meu Game Engine:
Eu não meti as balas tão juntas, têm algum espaçamento, mas é algo que corrigirei um dia mais tarde.
De resto, foi só para dar mais um passo em aproximação ao remake que farei um dia.
É que como tenho tido muito pouco tempo livre, aproveito algumas horinhas ocasionais para me aproximar do objectivo.
Se estivesse a tempo inteiro, ele estaria bem mais avançado, mas é o que se pode ter.
O próximo passo no remake do Batman the Movie, será fazer os inimigos disparar na diagonal também, e também fazer com que outros me atirem granadas, e para isso já eu fiz rotinas para os cálculos balísticos do atirar das granadas:
Só terei de usar essas rotinas de Balística para fazer com que a I.A. do jogo calcule qual o caminho ideal para atirar a granada, de forma a atingir o jogador:
Podem ver o post associado às mesmas, aqui:
Aproveito para dizer que fiz melhorias no nível dos recursos incluídos no executável, que eram muito grandes, e fiz alguma melhoria de performance ao ir substituíndo alguns elementos da libraria STL do C++, por outros feitos do zero por mim, para ter mais performance.
Essa tarefa continuarei mais tarde, para optimizar o Game Engine ao máximo para ter mais performance.
Mas talvez em breve eu trabalhe na neve por ser Natal.
Depois trago novidades.
Hasta!
2024-12-07.
Post seguinte:
(A colocar mais tarde).
Post anterior, também sobre o meu Game Engine, mas neste caso tratando das colisões das balas e inimigos:
Post anterior, associado ao meu estilo de jogo de plataformas (Platformer), em que tratava da Chuva e Neve: