OpiniãoOpiniõesSobre Mim

Dia Mundial do Autismo – 2025-04-02…

O que têm esta pessoas em comum? O Autismo:

Como hoje é o Dia Mundial do Autismo, e sendo eu (no meu caso felizmente) uma dessas pessoas, decidi criar um mosaico com 36 personalidades autistas, algumas delas virtuais.

Na primeira linha, bilionários assumidos e alguns Programadores, na Segunda começam os hackers, na Terceira personagens de ficção, na Quarta pessoal do Cinema, na Quinta cientistas famosos e pessoal das Finanças, e na Última artistas do Passado e dois ícones.

E isto porque há ideias muito erradas do que é ser autista.

Claro que nunca ninguém acredita quando digo que sou autista, pois as pessoas associam erradamente Autismo a ter problemas, ser pouco sociável, antipático, parecer um robot, e outras parvoíces.

Eu tenho zero problemas, e só descobri que o era ao ver diagnósticos de quando era criança (aí sim notava-se com os meus movimentos pendulares e 1001 coisas mais mas só descobri em adulto).

Daí a minha facilidade com muitas áreas, incluindo Programação (posso dizê-lo sem problemas porque rejeito trabalhar em empresas como programador nem que me pagassem milhões).

Há autistas com e sem problemas, tal como há não-autistas com e sem problemas.

É tão simples quanto isso.

Atenção que Asperger e outros tipos de autismo são hoje em dia apenas designados como “Autismo”.

Aqui vai a lista, e eu não me poderia incluir nela por ser um perfeito desconhecido, mas aqui vai:

Comecei com 4 bilionários famosos, e tirei o Elon do 1º lugar porque agora todos o detestam lol:

  • Elon Musk (Tesla/SpaceX);
  • Bill Gates (Microsoft);
  • Larry Page (Fundador da Google);
  • Mark Zuckerberg (Facebook);

Steve Jobs não coloquei porque nunca o assumiu apesar de os especialistas dizerem que o era, e menciono-o porque é um exemplo muito dado.

E não! Não sejam idiotas! O Elon Musk não tem comportamentos estranhos pelo Autismo, mas sim porque tem consumido certas drogas como Ketamine como ele mesmo assumiu, que o faz ter comportamentos estranhos hoje em dia.

Depois, dado que adoro C++, Linux e Matemática, deixo o:

  • Bjarne Stroustrup, O grande Criador do C++, a minha linguagem de programação favorita;
  • Richard Stallman – O pai do software livre, grande desenvolvedor do projecto GNU (agora GNU-Linux);
  • Alan Turing – Pai da Computação;

Não coloco o Linus Torvarlds porque nunca se assumiu apesar de parecer, e tinha pouco espaço.

Atenção que pessoas do Passado são classificadas como autistas agora por especialistas, quando não existiam diagnósticos na época, com base nos seus padrões comportamentais.

Como gosto de Ciber-Segurança, e como todos sabem tudo o que é hackers famosos são autistas, aqui ficam alguns:

  • Kevin Mitnick – O mais famoso dos hackers, dispensa apresentações, e felizmente assumiu-o ainda em vida;
  • Julian Assange – Mendax, um dos mais famosos hackers, também dispensa apresentações;
  • Gary McKinnon – Entrou na NASA, Pentágono, US Army, etc;
  • LulzSec – Deixo o logo pois vários eram, e dispensam explicações, certo?;
  • Lapsus$ – Microsoft, Samsung, Ubisoft, Imprensa (em Portugal), Vodafone, etc;

Atenção que ser autista não significa ter propensão para ciber-crimes.

Mas um dia lembro-me de numa sala com vários hackers, alguém se apresentar e dizer “Hello, I’m xpto and I’m on the Spectrum”, e alguém responder: “Aren’t we all?”. É basicamente isto.

O que se passa é que um autista em jovem tende a não ter a noção do perigo e deixa-se levar por vezes em experiências na Internet, e pode acabar por cometer “ciber-crimes” sem se aperceberem da gravidade da situação.

Por isso se têm filhos autistas, dêem-lhes computadores, que têm o Futuro garantido, mas tentem explicar-lhes que é preciso ter cuidado com o que se aprende e experimenta.

No Desporto:

  • Rodney Mullen, o “Deus do Skate”. O homem que foi elevado a essa categoria como forma de o impedir de ganhar tudo. O homem que fez os vídeos de intro para os jogos do Tony Hawk.

Fica um exemplo de uma dessas intros:

E sim, ele era mesmo o Deus do Skate. E inventou muitos truques mesmo.

É outro mito achar que todos os autistas têm descoordenação motora, eu por exemplo tenho-a (modéstia à parte) perfeita:

Eu no skate... Underkickflip 540º, em flat, foi o nome que dei a esta manobra na altura, que nunca vi em Portugal...
Eu no skate… Underkickflip 540º, em flat, foi o nome que dei a esta manobra na altura, que nunca vi em Portugal…

Não incluo o Messi aqui porque apesar de dizerem que tem padrões comportamentais de autista, ele nunca o assumiu por isso não vale a pena insistir.

Personagens do Cinema:

Atenção que aqui uso também estereótipos de psicologia canina, como macho alfa, sigma, etc. E podemos por um lado dizer que tal não existe oficialmente, mas por outro é uma forma de percebermos como alguém é no geral através de uma simples palavra, por isso uso.

Aqui estão algumas que menos esperariam ver, pois desafiam as crenças sobre o que algumas pessoas pensam nunca poderem ser autistas:

  • Thomas Crown;
  • Bruce Wayne (Batman);
  • Gordon Gekko;
  • John Wick;
  • The Accountant;
  • Sherlock Holmes;

Agora, sobre cada uma:

  • O Thomas Crown: Típico macho Sigma, hiperfocado, independente, solitário, lógica fria e racional, não se encaixa no mundo normal, vê o mundo por outro prisma, gosto refinado por Arte e puzzles mentais. Quando vi ambos os filmes, sempre me identifiquei com a personagem. Em pequeno adorei a versão dos anos 60, e em adulto ao ver a de 1999 pensei de novo: “Hey! Ele é tal e qual eu seria se estivesse no lugar dele”. Identifico-me tanto com ele. E coloquei-o aqui para perceberem que alguém pode ser autista e ser como ele, alguém que não parece nada autista. É um dos mais peculiares exemplos do que é ser-se autista no cinema e um macho sigma. Claro que um autista que não se esforça muito por ser um santo. Este vídeo é dedicado a ele:
The Thomas Crown Affair – On Trust

Uma opinião do ChatGPT a concordar com o Thomas Crown ser autista:

2025-04-02 - Opinião do ChatGPT em como Thomas Crown é autista...
2025-04-02 – Opinião do ChatGPT em como Thomas Crown é autista…
  • Bruce Wayne (Batman) – Na realidade o Batman seria a parte visível do autista, e o Bruce Wayne, o filantropo sociável, a sua máscara neuro-típica, a sua forma de passar despercebido na Sociedade, pois na realidade ele é introvertido e prescindiria de passar a vida em festas. Ele é na realidade, por dentro, autista, hiperfocado no combate ao crime, tom monótono de fala, lógico e racional, adora resolver puzzles (crimes), introvertido, um sigma male, mas usa a máscara do Bruce Wayne que é um alpha male que passa a vida em festas, para disfarçar o que realmente é. É um exemplo perfeito de um “super-herói” autista nos livros de banda-desenhada, porque é o exemplo perfeito de máscara para disfarçar os traços de autista que tem. No filme “The Flash”, de 2023, dá para ver bem o quão autista ele é, e introvertido, quando o Bruce Wayne deixa de necessitar de andar em festas constantes para disfarçar a existência do Batman que nessa época já não seria necessário.

  • Gordon Gekko: Hiperfoco total em dinheiro e poder, frieza emocional e baixa empatia, pensamento lógico, directo e agressivo (não floreia as palavras), tom monótono e mecânico da fala típico de autistas (garantidamente intencionais ao fazer o filme), dificuldade em manter relações genuínas, etc. MAS: Manipulador extremo e mentiroso com charme superficial, típico de psicopatas. Mas não é um caso raro de Autista Psicopata, pois no segundo filme ele mostrou remorsos, e amar a filha, etc. É basicamente um autista de baixa empatia, que parece ter uma empatia mais cognitiva do que emocional, em que é capaz de entender as emoções dos outros a nível intelectual, mas sem reagir de forma emocional até que os danos que causa se tornem demasiado evidentes forçando-o a reflectir sobre isso, como se vê na sequela “Money Never Sleeps”. A sua manipulação não é psicopatia mas sim um foco obsessivo nas suas próprias metas e objectivos (como o Elon Musk da vida real), manipulando pessoas mais por falta de sensibilidade emocional do que outra coisa. Não é psicopata mas sim autista.

Uma opinião do ChatGPT sobre como o Gordon Gekko no filme Money Never Sleeps já mostra mais sobre si, mostrando que não é afinal um psicopata, mas sim um autista que com a idade começou a tornar-se menos frio:

2025-04-02 - Opinião do ChatGPT em como Gordon Gekko mostra mais ser um autista e não tanto psicopata como mostrava no primeiro filme...
2025-04-02 – Opinião do ChatGPT em como Gordon Gekko mostra mais ser um autista e não tanto psicopata como mostrava no primeiro filme…
  • John Wick: Lembram-se de alguém o descrever com: “John Wick is a man of focus”, “A man of focus, commitment, and sheer will. Não há muita coisa mais directa para descrever um autista do que isto. E de facto ele tem 1001 traços de autismo clássicos, desde a baixa empatia (no caso dele bem baixa), tom de voz monótono, poucas expressões faciais, hiperfoco na sua profissão, ser um savant no seu ofício (escusado será dizer qual é), socialmente diferente, etc. No caso dele é hiperfocado na sua profissão. Autistas são como os não autistas, podem ter boas intenções ou más, não são necessariamente todos santos. Ser autista é ter um cérebro diferente, e apesar de autistas no geral não gostarem de mentiras, nem de fazer mal a terceiros, há excepções como os que podem roçar a psicopatia. A personagem foi intencionalmente criada com traços autísticos. Algo sobre ele ser autista:
An Autistic Savant – Is John Wick on the Autism Spectrum?

  • The Accountant: Existem muitos mitos sobre autistas, como o eles terem de ser vítimas o tempo todo, etc. Apesar de quando são jovens poderem ser vítimas de bullying por serem diferentes, não significa que vivam a vida como vítimas. E este filme tenta mostrar isso. Neste caso não há muito que escrever pois o filme é intencionalmente sobre um homem autista que se dedica a uma profissão menos nobre que a vida o levou a fazer, mas que vale a pena ver, deixo aqui o trailer:
The Accountant Official Trailer #1 (2016) – Ben Affleck Movie HD

  • Sherlock Holmes: Não há muito que dizer sobre ele, é um clássico exemplo de Autismo, claro que é uma personagem fictícia, mas é identificado como tal pelos seus padrões comportamentais e características.

Autistas no geral encaixam mais em dois estereótipos de psicologia canina: Sigma Male e Omega Male. Apesar de nem sempre ser assim, e no caso do Bruce Wayne, age como Alpha Male para disfarçar.

Para quem tem dúvidas sobre o que é ser-se um Sigma male, Omega male e outros, fica um pequeno vídeo:

6 Types of Men Explained

Agora claro que nem todos se encaixam perfeitamente num destes tipos, mas são bastante úteis para descrever pessoas.

E atenção, ignorem vídeos idiotas no YouTube a idealizar certos tipos de homens, pois cada pessoa é como é e estes são apenas rótulos que nos permitem definir facilmente uma pessoa em termos genéricos e não é nenhuma ciência em si.

Agora personalidades de cinema:

  • Anthony Hopkins;
  • Daryl Hannah;
  • Dan Aykroyd (tinha de meter alguém do Caça-Fantasmas!);
  • Tim Burton;
  • Keanu Reeves;

Dos acima, o único que não assume é Keanu Reeves, mas tem todos os traços, pode não ter querido assumir ou ser dianosticado. Mas é tão autista na maneira de ser em certos filmes e na vida real, que não podia deixar de o colocar aqui.

Alguns cientistas do Passado (ainda não havia diagnósticos de Autismo mas identificam-se pelos padrões comportamentais e características, pelos especialistas na área:

  • Isaac Newton;
  • Albert Einstein;
  • Nikola Tesla;
  • Paul Dirac;

Escolhi Paul Dirac e não o Ramanujan porque apesar de o último ser certamente, o Dirac era um caso mais óbvio.

Algum pessoal do mundo dos negócios:

  • Michael Burry: O investidor representado por Christian Bale no magnífico filme “The Big Short”, e que previu o rebentar da bolha do Housing Market nos USA;
  • Jim Simons: Fundador da Renaissance Technologies, totalmente autista nas características e padrões comportamentais, que acabou por ter uma filha autista, e aí percebeu que estava no espectro;

Esta parte foi retirada do filme para não lhe cortar momentum, mas revela quando ele descobriu que era autista na vida real:

Exclusive from Buzzfeed: Deleted Scene from “The Big Short”

(Podem ver, não é spoiler).

Xadrez:

  • Garry Kasparov;

Existem muitos neste mundo, como Bobby Fisher, etc, mas tinha de colocar o mais famoso na imagem.

Alguns famosos do mundo da Música (estimativas por especialistas dado terem vivido muito no Passado):

  • Ludwig van Beethoven;
  • Wolfgang Amadeus Mozart;
  • Vincent van Gogh;

E porque coloquei dois logos?

  • Logo de Silicon Valley;
  • Logo de Wall Street (pela alta concentração de autistas na área financeira)

O de Silicon Valley porque é o local do mundo com maior concentração de autistas, pois é conhecido o elo entre autistas e Programação (não apenas capacidades em Ciber-Segurança), e por isso é um local de destaque.

Wall Street porque o distrito financeiro de NY está cheio deles, e escusado será dizer porquê.

Sobre Silicon Valley perguntaram-me no LinkedIn se há relação entre Autismo e o local, e deixo aqui a resposta que lhe dei:

«Thanks. Sim, na Califórnia a taxa de crianças com Autismo chega quase aos 5%, muito acima do resto do país, devido ao Silicon Valley.

Pessoas com autismo, ou que andam lá muito perto (com autismo tão ligeiro que nem sabem que o têm), em Silicon Valley, casam com outras pessoas de lá parecidas, têm filhos, com muito mais chances de obviamente terem autismo também, passam-no pelos genes.

Neste vídeo dá para ver que na zona de Silicon Valley há subidas de 600% ou mais na quantidade de crianças com Autismo:

E isto deve-se em parte por ser um local onde se contratam muitos autistas, pois autistas têm mentes muito viradas para a computação/Programação, ciências como Física, Matemáticas, ou em Ciber-Segurança (Hacking), etc.

A mente de um autista funciona mais próxima dos computadores (lógica e racional).

Por isso o distrito financeiro de Nova Iorque, bem como Silicon Valley, estão cheios de autistas.

Autistas que conhecem outros autistas, têm filhos autistas, etc.

Há empresas que tentam contratar directamente autistas para os colocarem a programar, mesmo que ainda não o saibam fazer, por saberem que podem desenvolver muito na área.

Na Europa há locais assim também.»

Deixei de lado muitos como a Greta Thunberg, Andy Warhol, Chris Packhan, Hans Asperger, Courtney Love (namorada do Kurt Cobain), Satoshi Tajiri (criador do Pokémon), Temple Grandin (neurocientista e activista autista), etc.

Obviamente que existem pessoas com Autismo que não são conhecidas, e não conseguem interagir bem com o mundo e criar obras excepcionais, mas a intenção é mostrar pessoas conhecidas e não as anónimas, por motivos óbvios.

Como nunca perdi tempo a dedicar algo no dia do Autismo, mesmo dizendo que “O Autismo é o meu melhor amigo” pelas coisas boas que me trouxe, desta vez perdi algum tempo.

É importante as pessoas terem uma ideia de que qualquer pessoa que vocês conheçam, pode ser autista e nem vocês ou ela o saberem.

Eu só o descobri em finais de 2018 ao encontrar diagnósticos da infância, senão nem teria ideia ainda de que o era (apesar de ter um amigo psiquiatra que já me tinha dito que eu tinha traços disso ainda hoje em dia).

Há uma frase que é: “Conheceste um autista, conheces um autista”, porque são todos diferentes.

Nem todos têm problemas, e nem todos têm os mesmos hábitos.

Têm cérebros diferentes, que trazem vantagens, mas podem trazer problemas associados.

Mas quem é o neuro-típico (não-autista) que não tem um problema qualquer? 🙂

Ser autista não é uma doença, é simplesmente ter um cérebro diferente.

E não é uma condição qualquer que faz alguém ter problemas, uns podem ter (comorbilidades), outros não.

Não são todos “coitadinhos” como alguns pensam, uns têm vantagens incríveis, outros alguns problemas, apenas isso.

Sei que há muita procura de programadores autistas por parte das empresas, mas eu não assumo ser autista por causa disso, porque rejeito qualquer oferta de trabalho como programador, nem que me paguem milhões.

Trata-se apenas de esclarecer o que é ser Autista e eliminar alguns mitos sobre isso.

E para acabar com os mitos, quem me conhece, sabe que já estive em palco frente a milhares de pessoas, já fui à TV na maior, consigo meter conversa na rua com um grupo de 100 estranhos e sair de lá com telefones e “amigos”, falo na maior, consigo ser super sociável, etc.

Esqueçam os mitos de que um autista não consegue falar em público ou sociabilizar. Há casos e casos.

Claro que na vida real, prefiro estar em casa, e consigo estar dias em casa sem sair (também com a vista que tenho não é difícil! :D), e não sinto falta de sociabilizar e falta de pessoas e contacto social.

Mas isso não significa que não seja sociável, sou super sociável.

Quando era criança tinha traços fortes, mas recomendaram aos meus pais meter-me numa escola normal por ser inteligente e que eu me adaptaria, e pelos vistos adaptei-me sem ter ideia do que era. Talvez tenham notado que eu era um caso em que apesar de ter sinais fortes, conseguia entender o que falavam.

O médico dizia que apesar de eu não querer falar com ninguém, que estava muito atento aos seus lábios, ao que cada um falava, e que observava sem interagir, e que parecia entender tudo, e que por isso eu me poderia adaptar por não ser um daqueles casos em que a pessoa não consegue comunicar.

Parece que entre a 2ª e 3ª classe, após muita insistência das professoras primárias, eu comecei a falar e nunca reparei que o era.

Aliás quando vi os diagnósticos eu até pensei: “Não pode ser, isto tem o nome errado, deve ser do meu irmão” lol. Porque eu era um ignorante como muitos são, e associava Autismo erradamente a algum problema mental, que eu não tinha.

Mas depois tudo fez sentido, e como tenho memória fotográfica, certas recordações da escola Primária fizeram sentido, a minha mãe disse-me que a professora me pedia uma batata frita e eu dava-lhe a migalha mais pequenina que conseguia fazer lol e ela ria-se e pedia mais um pouco e eu aborrecido deveria estar a pensar “raio da mulher não me larga” e dava outra migalhita a ela.

E eu por acaso tenho essa memória na cabeça, entre outras, mas simplesmente não fazia ideia do que eram, e eram elas a tentar puxar-me para o mundo real, e pelos vistos fizeram um bom trabalho.

Não caiam no mesmo erro que eu, Autismo não é uma doença, e não significa necessariamente ter problemas, apesar de que muitos os têm.

Cada caso é um caso.

Uma vez até ouvi um idiota a dizer-me “Tu não és autista, eu já vi um e sei como são” LOL. Há com cada asno!

Esqueçam os mitos do Autismo, um autista pode ter certas características comuns e certos padrões comportamentais, mas podem passar completamente despercebidos, e garantidamente, não são o que muitos imaginam.

Se calhar algum de vocês que esteja a ler isto o é, e nem sabe. 🙂

E eu uso “neuro-diverso” no perfil porque é uma forma de dizer que sou autista, sem ter de andar a explicar porque razão sou autista e “não pareço ser”, e também para evitar head-hunters que procuram autistas que programam.

Bem, Feliz Dia Mundial para a Consciencialização para o Autismo! 🙂

2025-04-02.

2025-04-02 - Dia Mundial do Autismo - Várias personalidades famosas com Autismo...
2025-04-02 – Dia Mundial do Autismo – Várias personalidades famosas com Autismo…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
URL has been copied successfully!