Algumas Apresentações que fiz
Aqui deixo algumas apresentações que fiz, infelizmente todas feitas à pressa (com tempo limite, daí ter de falar rápido, o que não é ideal), algumas sobre temas que adoro, outras sobre temas que me foram pedidos na altura, mas todas com um toque de humor.
Gosto de partilhar as que têm um toque de humor, pois é supostamente a forma mais difícil de chamar à atenção dos formandos e os motivar.
Claro que em ambiente formativo no dia-a-dia, não as faria desta forma. Mas nestes casos foi o ideal.
Na das realidades virtuais tive de memorizar 500 frases na noite anterior, para que as pudesse dizer sem divagar, para encaixarem nos 25 minutos desejados.
Uma tem a ver com computadores, videojogos e realidades virtuais, e esta tem pelo meio uma cena forte de humor. Vou deixar essa cena primeiro, antes de partilhar a apresentação toda, para quem queira ver apenas a parte do humor:
Agora vou deixar a apresentação completa, antes de prosseguir para as seguintes. Nela falo de Computadores, Física Quântica, Futurologia, Videojogos, Cinema, Realidades Virtuais, e mais, tudo em 25 minutos.
Nela, se virem bem, começo com “Olá, espero que estejam a ter um dia agradável”, o que causou o riso de todos, porque eram 8 da manhã e estavam todos ainda com sono! Isto porque eram frases memorizadas, daí estar menos natural ao falar. 🙂
Mas ficou gira e penso que gostarão, fica o vídeo abaixo:
Agora, em homenagem a Einstein, um post quando tentei tirar dúvidas a amigos sobre a Relatividade, em especial a Relatividade Especial, em que temos não só o vídeo (no fim do post), como uma apresentação escrita também.
O que se passa é que no vídeo eu quis falar durante apenas 20 minutos, mas divaguei muito, e acabou por ter 90 minutos. E escrito, ao responder num dia no Quora a dúvidas de uma pessoa, em Inglês, decidi colocar isso aqui no meu website, e assim só vê o vídeo quem quer.
Nele explico essencialmente porque digo que “O Tempo Não Existe”:
Deixo também o vídeo, mas atenção acho que o texto estará mais simples e conciso, o vídeo foi improvisado e levou 90 minutos e deve estar cheio de alguns termos mais complexos:
Menos importante, mas fica aqui também uma apresentação, apressada também (para encaixar naqueles minutos), sobre miniaturização, e com um toque de humor também, em especial na parte do fim do mundo, e por eu adorar Retro-Computing e Retro-Gaming. 🙂
Agora para terminar, deixo uma sobre a importância da evolução da memória para os computadores e videojogos, porque muitos pensam que o mais importante é o CPU, mas as memórias são bem mais importantes do que se imagina, e com exemplos do mundo dos videojogos e televisão.
Tento assim dar uma visão de tudo com base na imagem, ou memórias gráficas, em grande parte:
Fiz várias outras de vários estilos, algumas frente a centenas de pessoas, mas não tenho tido tempo hoje em dia para estas coisas, e não coloquei ainda tudo online, mas estas são suficientes.
Um dia talvez lance mais, por isso deixo aqui uma lista das mesmas:
2021-04-15.