Desenhos Meus
Nesta página mostro alguns dos meus desenhos.
Até agora, só em 2011 é que decidi experimentar se conseguia desenhar, e nesse mês fiz 25 desenhos. Mais tarde fiz 2 ou 3 para oferecer mas nunca mais desenhei, mas vi que era capaz sim.
Começo por mostrar um que ofereci à minha sobrinha, desenhado em 29 de Abril de 2014, e tive de o entregar um pouco à pressa, daí ter algumas falhas pequeninas. 🙂
Vou deixar aqui alguns exemplos, e notem que eu limitava o meu tempo a desenhar a 1 ou 2 ou 3 horas, daí uns estarem mais detalhados que outros. Se levasse algum até ao fim, nem que levasse um dia, conseguiria que ficasse 100% fotográfico, mas temos de aprender a deixar o desenho a meio para não perder mais tempo com eles.
Notem também que desenhei vários com papel Canson texturado, que retira o detalhe à coisa, mas gosto assim. 🙂
Deixo um exemplo de um ao qual chamei de “amor materno”, e é de 1 de Janeiro de 2012, em papel Canson texturado:
Antes de continuar, deixo-vos a Phoenix (Jean Grey), mas este desenho é a imitar outro que vi dela, com algumas diferenças claro, desenhado em 13 de Setembro de 2015, para testar vários estilos de desenho, neste caso, animação:
Vou-vos mostrar mais um retrato, mas neste os olhos não ficaram como queria, mas podia ter perdido mais tempo a aperfeiçoar, mas como falei antes, definia um limite de 1 ou 2 ou 3 horas por desenho, para evitar ficar lá o dia todo com o meu irritante perfeccionismo. 🙂
Fica aqui o retrato, que é de 4 de Agosto de 2012:
Mas no começo não comecei com papel texturado Canson, comecei com papeis normalíssimos, que permitiam mais detalhe (pois não tinham textura), mas não duram é tanto tempo, mas vejamos a minha sobrinha ainda em bebé, mas com papel fino, de 7 de Setembro de 2011 (sim, na altura fazia acho que um desenho por dia, para experimentar o que conseguia fazer):
Se virem acima, ainda não tinha técnica, foi um dos meus primeiros desenhos, daí não esfumava ainda, e simplesmente pintava, e em vez de sombras tinha traços mais definidos.
Algo tipo este que fiz depois, que se virem, é papel fino, com detalhe, mas peca pela falta de sombras, apesar de que aqui já dava alguma sombra mais, mas continuava com o papel muito fino e muito detalhe:
Houve uma fase em que comecei já a usar papel Canson texturado, com menos detalhe e mais sombreados, mas estava numa fase de desenhar com detalhe ainda, vejam esta da camisa, mas tive de substituir a cara porque não pedi autorização à amiga em questão na altura para partilhar, num desenho de 15 de Agosto de 2011:
Podem ver que passei a cortar no detalhe e apostar mais nas sombras, nesta foto já em papel Canson texturado, de 8 de Setembro de 2015. Esqueci-me foi de umas sombras abaixo e ela ficou com a cara um pouco alargada, ela é mais bonita ainda do que aparece aqui, mas foi o que deu naquele tempo (de novo o limite de tempo):
Este por outro lado, nunca o cheguei a acabar, estava a tentar colocar em papel a recordação de uma ex minha de 2009, mas é mais complicado desenhar de memórias muito esbatidas, num desenho de 20 de Abril de 2013, inacabado:
Depois comecei a experimentar com lápis de cor e desenhar Manga (estilo Japonês), mas esta imagem é de uma série que adorava, a “Trinity Blood”, mas esqueci-me de uma sobrancelha à personagem. Veio de uma cena da série, desenhada em 10 de Novembro de 2011:
E apesar de ter um auto-retrato meu também, em carvão, fiz este em lápis de cor, mas como estes não davam para misturar cores no papel (eram dos normais, da Staedtler acho eu), as cores ficavam muito berrantes:
Se virem um outro que fiz a carvão, em papel fino (ainda sem saber como esfumar e criar sombras, e por isso com traços muito definidos), de 8 de Agosto de 2011, verão que fico algo diferente, nunca fico 100% igual em dois desenhos, afinal de contas não sou uma fotocopiadora. 😀
Vou-vos deixar umas páginas do meu caderno, que na altura eu também experimentei desenhos rápidos em caderno, normalmente entre 1 minuto (alguns super à pressa), até 10 ou 20 minutos, não eram em papel grande, mas dá para mostrar na mesma:
Deixo ainda um exemplo dos que tinha no Facebook:
E quem sabe, se um dia voltar a experimentar desenhar, hei-de colocar aqui!
2021-04-28.