Estratégia
Aqui deixo registo de tudo o que eu faça relacionado com o meu Game Engine, criado do zero usando C++ (e algum C), mas que seja relacionado com o estilo de jogos de Estratégia, porque eu vou adaptar o meu Game Engine a vários estilos de jogos, e este será apenas um deles.
Mas o de Estratégia é no fundo um daqueles em que mexo mais e que terá mais destaque, após ter tido a ideia de criar um jogo 4X com base no original Master of Orion:
Alguns posts associados abaixo:
- 2024-06-19 – Vários exemplos de galáxias criadas com o meu simulador de galáxias em C++, já com regiões de H2…Este será provavelmente o meu último post relacionado com o meu simulador de galáxias em C++. Primeiro quero deixar um exemplo do mesmo mas com resolução baixa (pixelizado) e cores vivas, bem como as regiões de H2 já adicionadas, para usar um dia talvez em jogos meus como o meu futuro remake to Master of
- 2024-03-18 – De volta ao Game Engine, melhorando a performance das linhas dinâmicas, para usar depois também no software de Análise Técnica em C++…Eu sei que disse que só após terminar o software de Análise Técnica e o Trading System’s Back-Tester (versão GUI) é que retornaria ao maravilhoso mundo dos videojogos, e desenvolver o meu próprio Game Engine do 0 em C++. Mas tive de regressar por umas horas ao meu remake futuro do Master of Orion, porque
- 2023-12-04 – VideoLog do Meu Game Engine – Parte VI – Chuva, Neve, Relâmpagos, Cascatas, Isométricos, 3D, Fogo, Luzes e Sombras, Armas, e 1001 coisas mais…Aqui têm o meu 6º Vídeo da minha série de VideoLogs de Desenvolvimento sobre o meu Game Engine, criado do zero em C++, com a descrição do vídeo abaixo (English Version at the end of this page)… Descrição no Vídeo: «Esta é a 6ª parte do meu VideoLog de Desenvolvimento do meu Game Engine, escrito
- 2023-11-24 – O Início do meu Mini-Curso sobre Criação e Design de VideoJogosPois é, aqui está o vídeo introdutório ao meu futuro mini-curso sobre Design de VideoJogos:https://www.youtube.com/watch?v=RyfbThWMroU Isto porque, me perguntei, porque raios só dou matéria mais complexa (e chata para os formandos), como Linux e Programação C, C++, etc, quando posso dar matéria divertida, e quando sou a pessoa indicada (modéstia à parte), para dar esta
- 2023-10-01 – Melhorias na minha versão do “Master of Orion”: Cursor, seleccionar planetas, efeitos, etc…Mais umas pequenas melhorias ao meu clone do Master of Orion. Neste caso, criei: E resolvi vários bugs, sendo que um deles causava um pequeno desfasamento entre a posição das estrelas e o rato. Quanto às linhas animadas, baseiam-se nas existentes no jogo original: E por estranho que pareça, no jogo original, só servem para
- 2023-08-19 – Linhas rectas animadas e dinâmicas para os jogos de estratégia criados com o meu Game Engine, em C++…Aqui estão, as minhas novas linhas dinâmicas/animadas, baseadas no jogo Master of Orion, do qual planeio construir um clone, e são as linhas que lá aparecem (com as mesmas cores), no jogo, quando movemos uma nave para outro sistema solar, e a linha fica lá animada para demonstrar o sentido de movimento das naves. Há
- 2023-08-07 – Melhorias ao meu futuro jogo de estratégia no espaço, o clone do Master of Orion, em C++…Aqui está o 2º passo do meu remake do jogo Master of Orion. Como continuo sem ter muito tempo disponível, achei que esta era uma forma rápida de me entreter com jogos com um bocadinho de tempo livre. Eu já tinha criado um sistema de geração de mapas aleatórios de estrelas, para cada jogo ser
- 2023-07-24 – O começo de um novo projecto dentro do meu Game Engine – Um clone do Master of Orion (Jogo de Estratégia de 1993), em C++…Aqui está a razão pela qual meti um controlo da câmera no ecrã com o rato, no meu Game Engine: O meu futuro projecto – Um clone do Master of Orion (podem ver um excerto do jogo neste vídeo). Isto porque eu voltei a jogar a este jogo, e encontrei coisas com as quais não
- 2021-07-18 – A criação de uma Media Layer para tornar o código mais portável, no meu Game Engine, em C/C++…DML – Direct Media Layer. É o nome que dei à layer que tenho entre o código e o hardware da máquina, e já explico o que é. E podem ver à direita o tamanho do executável com uns 11 megas (enorme) e já explicarei porquê também. E chamei DML (Direct Media Layer ou Multimedia
- 2020-09-04 – O começo de uma carreira como Game Developer no dia em que cumpri 45 anos…Gonçalo Ferreira – Projectos Pessoais No dia em que cumpro 45 anos de idade, partilho simbolicamente os dois projectos aos quais vou dedicar mais tempos livres durante este próximo ano de vida, e é importante para mim porque nos últimos dias estive a optimizar o game engine e percebi que é a coisa que mais
- 2020-08-26- O retomar do Game Engine em C/C++ que deixei a meio em 2017…O meu Game Engine em C++. Num jogo assim com muitos inimigos, num computador portátil lento e sobrecarregado, ele dá umas entre 300 a 1200 FPS (é o poder de criar algo do zero em C++). Em 2017 dediquei uns meses a criá-lo, porque tinha lido algures que uma das coisas de topo em termos