Isométricos
Aqui deixo registo de tudo o que eu faça relacionado com o meu Game Engine, criado do zero usando C++ (e algum C), mas que seja relacionado com o estilo de jogos de Shoot ‘Em Ups Horizontais, porque eu vou adaptar o meu Game Engine a vários estilos de jogos, e este será apenas um deles.
Mas o de Shoot ‘Em Ups é no fundo um daqueles em que mexo mais e que terá mais destaque, e como primeira experiência planeio recriar o “Pacman 3D”, ou seja, o “Pacmania”; da versão Arcade, mas melhorada, para as nossas máquinas actuais:
Alguns posts associados abaixo:
- 2023-12-04 – VideoLog do Meu Game Engine – Parte VI – Chuva, Neve, Relâmpagos, Cascatas, Isométricos, 3D, Fogo, Luzes e Sombras, Armas, e 1001 coisas mais…Aqui têm o meu 6º Vídeo da minha série de VideoLogs de Desenvolvimento sobre o meu Game Engine, criado do zero em C++, com a descrição do vídeo abaixo (English Version at the end of this page)… Descrição no Vídeo: «Esta é a 6ª parte do meu VideoLog de Desenvolvimento do meu Game Engine, escrito
- 2023-11-24 – O Início do meu Mini-Curso sobre Criação e Design de VideoJogosPois é, aqui está o vídeo introdutório ao meu futuro mini-curso sobre Design de VideoJogos:https://www.youtube.com/watch?v=RyfbThWMroU Isto porque, me perguntei, porque raios só dou matéria mais complexa (e chata para os formandos), como Linux e Programação C, C++, etc, quando posso dar matéria divertida, e quando sou a pessoa indicada (modéstia à parte), para dar esta
- 2023-10-12 – Ondas ou Terramotos nas vistas isométricas do meu Game Engine, em C++…Terramotos! Ou simplesmente ondas gigantes na superfície deste meu mundo isométrico. 🙂 No dia 7 lembrei-me de criar esta funcionalidade, de meter o plano isométrico ondulado, sob a forma de ondas. E poderão perguntar-se: “Para quê??? Para simular um tremor de terra? Ou para usar quando estivermos a jogar com um pato a nadar na
- 2023-10-10 – Funcionalidade de rotação do mapa, resizing e inclinação no estilo Isométrico do meu Game Engine em C++…Mais uma funcionalidade para o meu Game Engine, neste caso na secção isométrica: a rotação da perspectiva do mapa de jogo, bem como inclinações do mapa, etc. Tenho outras formas de inclinar o mapa de jogo, esta tem mais a ver com um resizing feito ao mapa. Mas o mais giro é a rotação: Isto
- 2023-10-07 – Vistas diferentes Isométricas, e efeitos 3D no sistema isométrico do meu Game Engine em C++…Aqui temos outra funcionalidade nova do meu game engine, que é a alteração da vista isométrica, pois nem todos os jogos terão a mesma vista, o mesmo ângulo/perspectiva de visão, além de efeitos mais giros. Primeiro, deixo o segundo vídeo, com efeitos muito mais giros, feito em 2023-10-07: É importante referir que eu uso cálculo
- 2023-10-05 – Inception no meu Game Engine, uma experiência de vídeo e som com o meu Game Engine em C++, a criar o meu nível Isométrico de testes…Vejam a obra de arte que acabei de criar com o meu Game Engine, e quando gravei estava ao som de AstroPilot (“Here and Now”), e parece mesmo um videoclip oficial. 🙂 É o começo do Isométrico no meu Game Engine, mas inspirado no filme Inception, eu distorço os meus mundos como se fossem de
- 2023-10-03 – Primeiros passos na criação de jogos isométricos com o meu Game Engine em C++…Aqui estão os primeiros passos na criação de jogos isométricos com o meu Game Engine. Um bloco de 3D, num mapa de 3D, lido pelo meu game engine, mas com o boneco a cair com a gravidade como se fosse um jogo de plataformas normal (é só para testes ainda), e com um ligeiro efeito
- 2022-08-25 – Em 2023, recriarei o Pac-Mania da Namco, para adicionar isometria ao meu Game Engine, em C++…Aqui à varanda, cansado, estava a jogar ao Pac-Mania e lembrei-me que convém criar depois um nível de testes isométrico para jogos isométricos. Adoro o Pac-Mania por isso, um dia vou clonar também um Pac-Mania, vou recriar um Pan-Mania da Namco mas mais bem feito, para testar no meu game engine. Até lá, fica apenas
- 2021-07-18 – A criação de uma Media Layer para tornar o código mais portável, no meu Game Engine, em C/C++…DML – Direct Media Layer. É o nome que dei à layer que tenho entre o código e o hardware da máquina, e já explico o que é. E podem ver à direita o tamanho do executável com uns 11 megas (enorme) e já explicarei porquê também. E chamei DML (Direct Media Layer ou Multimedia
- 2020-09-04 – O começo de uma carreira como Game Developer no dia em que cumpri 45 anos…Gonçalo Ferreira – Projectos Pessoais No dia em que cumpro 45 anos de idade, partilho simbolicamente os dois projectos aos quais vou dedicar mais tempos livres durante este próximo ano de vida, e é importante para mim porque nos últimos dias estive a optimizar o game engine e percebi que é a coisa que mais
- 2020-08-26- O retomar do Game Engine em C/C++ que deixei a meio em 2017…O meu Game Engine em C++. Num jogo assim com muitos inimigos, num computador portátil lento e sobrecarregado, ele dá umas entre 300 a 1200 FPS (é o poder de criar algo do zero em C++). Em 2017 dediquei uns meses a criá-lo, porque tinha lido algures que uma das coisas de topo em termos