Os Meus Projectos Principais…
Ao longo da vida já comecei muitos projectos, ainda não terminei todos, alguns já foram abandonados…
Vou deixar aqui uma lista de alguns que escolhi para apresentar, dado que vários foram pessoais e nunca partilhados, outros para ajudar terceiros, outros sem importância a meu ver, e outros giros mas não quis tornar a lista grande.
Escolhi um ou dois dentro de cada área, espero que gostem, podem aceder a eles pelo menu “Projectos” também.
Fica uma lista abaixo das páginas principais, deles…
Primeiro, o meu Game Engine, criado do zero em C/C++, a parte isométrica do mesmo:
Mas tenho-me focado mais na parte strict 2D inicialmente, para o 1º clone que farei, do Batman the Movie:
Podem ver mais sobre o meu Game Engine na secção correspondente:
Deixo um pequeno exemplo dos testes que faço na criação do meu game engine:
O meu futuro software gratuito de Análise Técnica, em C/C++…
Podem visitar a secção correspondente aqui:
O meu futuro simulador de Astro-Física, para simular por exemplo galáxias:
Ou colisões entre as mesmas, apesar de que abaixo é uma versão antiga:
Também uso estes simuladores de colisões, para criar uma espécie de forma de Arte, em que faço galáxias dançar, etc:
Podem visitar a secção correspondente com alguns vídeos, aqui:
Outro:
O meu Trading Systems Back-Tester em C/C++…
O meu futuro software de geração de fractais, para fazer os meus próprios vídeos e estudos na área:
A minha futura libraria de GUI, feita em C++, que usarei em muitos projectos, feita por mim, ao meu gosto:
Deixo um exemplo de padrões de fractais que descobri nas profundezas dos números reais e imaginários:
A minha simulação de Física de aterragem dos rockets da SpaceX, e C/C++…
O meu projecto “MMAT” original…
O meu simulador IOS Cisco e o Knowledge Tester, em C/C++…
O Network Pinger, em .Net…
O Emailer Plus, em .Net…
O meu Tradutor Universal, em C/C++, e o meu “Tradutor Ibérico” original em .Net…
O meu obfuscador de código, este em .Net para código PHP…
O meu Sistema de Trading G-System (pura Matemática)…
O GFX-Trading.com (sistema cliente e servidor para trading 100% automatizado em 2005)…
Os meus portais BolsaPT/BolsaES/CanalForex/TR4DER, etc…
O meu “Livro da Bolsa”, não é software, mas é o meu projecto favorito de tutoriais…
A minha Intranet Open-Source em PHP…
Outros softwares dignos de mencionar…
Outros projectos Web a mencionar…
Eu fiz muita coisa, e aqui aparecem poucas coisas de antes de 2019, e entre 2019 a 2023 já aparecem mais projectos.
Seria difícil colocar tudo aquilo que fiz sozinho aqui, mas dá para terem ideia, mas pelo menos nos anos actuais podem ir acompanhando com mais frequência.
Um dia talvez adicione outros aqui, os que veja estarem a ter progresso…
2021-04-29… Updated: 2023-10-07.
Alguns posts de topo que vou partilhando:
- 2024-11-01 – Especial de Halloween – Melhoria nas Luzes e Sombras do meu Game Engine, e umas Evil Pumpkins, em C++…by gnmfAqui está o meu post comemorativo da tradição milenar dos nossos antepassados, o Samhain, ou como os Americanos gostam de chamar: O Halloween. 🙂 E o que seria do Halloween sem umas abóboras com ar maléfico ao som de uma música sinistra que compus há uns anos? 😛 E neste post mostro melhorias ao meu sistema de luzes e sombras.
- 2024-10-16 – Finalizados os Algoritmos de Neve e Chuva no meu Game Engine em C++…by gnmfApós finalmente terminar de corrigir os bugs restantes no meu Algoritmo de Neve e no de Chuva para o meu Game Engine em C++… Tive de corrigir também o meu nível de testes de ambos, já com o novo sistema, acelerado, sem bugs, e com Multi-Threading funcional. Claro que aqui o Multi-Threading não é tão útil, mas ajudou à melhoria
- 2024-10-05 – Sistema de Gestão de Threads finalizado no meu Game Engine em C++…by gnmfJá finalizei o sistema de gestão automático de threads no meu Game Engine. E porquê usar threads em primeiro lugar? Simples. Se temos um computador com por exemplo uns 8 cores e 8 threads, de que nos serve correr a aplicação em apenas uma thread, onde teríamos no máximo 12,5% (16,6% se usasse 6 threads das 8) de potencial uso
- 2024-10-03 – Testando Multi-Threading com a Chuva do meu Game Engine em C++…by gnmfHoje quero mostrar-vos algo de diferente, já que trabalho com Multi-Threading como sempre, mas nunca o mostrei, e também para efeitos de ensino, seja para formandos ou para quem queira acompanhar o meu trabalho, e também explicar as melhorias que fiz à chuva. Aqui estou a testar a Chuva funcionando em threads separadas (Multi-Threading), no meu Game Engine em C++:
- 2024-09-12 – Melhoria no meu Algoritmo de Matrix, feito em C++…by gnmfAconselho-vos a ver isto às escuras. 😉 Foi há quase 4 anos que tinha criado este algoritmo de Matrix, pois ia estrear o novo filme da Saga Matrix, que simplesmente sempre adorei, e quis criar uma Matrix bem mais bonita que a dos filmes. Na altura fiquei desapontado com o filme em si, mas não com o meu algoritmo. Mas
- 2024-09-04 – Paineis Publicitários estilo Tricky Quicky no meu Game Engine em C++…by gnmfVejam os placards/outdoors publicitários que adicionei ao meu Game Engine. Pois é, em certas datas especiais, perco alguras horitas do meu tempo para adicionar algo ao meu Game Engine. É por isso que no Natal em cada ano adicionei coisas associadas, como árvores de Natal com luzes a piscar, neve, barretes de Pai Natal, ou na Páscoa adicionei um Ovo
- 2024-08-05 – Melhoria nos Relâmpagos e Chuva e Multi-Threading – de volta ao meu Game Engine em C++…by gnmfUm dos mundos mágicos de testes escondidos no meu Game Engine, para mostrar uma melhoria no meu sistema de relâmpagos e trovões (sim, estou de volta ao Game Engine!). Isto porque eu há meses não mexia no meu Game Engine, e tinha saudades, e decidi melhorar os meus sistemas de rendering (explico abaixo). E ao fazê-lo, tive de fazer update
- 2024-06-19 – Vários exemplos de galáxias criadas com o meu simulador de galáxias em C++, já com regiões de H2…by gnmfEste será provavelmente o meu último post relacionado com o meu simulador de galáxias em C++. Primeiro quero deixar um exemplo do mesmo mas com resolução baixa (pixelizado) e cores vivas, bem como as regiões de H2 já adicionadas, para usar um dia talvez em jogos meus como o meu futuro remake to Master of Orion 1993: As regiões de
- 2024-05-06 – Simulação de Galáxia Double Bubble no meu futuro simulador de Galáxias em C++…by gnmfAqui está uma simulação de uma galáxia a imitar visualmente uma do estilo “Double Bubble”, que é um tipo de galáxias que gosto bastante, mas neste caso não apenas por gás e leis da Física mas um pouco forçada por Matemática, usando as próprias órbitas para o efeito. Este foi o passo seguinte no simulador, o de ter além das
- 2024-04-25 – Próximo passo no Simulador de Galáxias – Meter os braços em espiral mais realistas, em C++…by gnmfAqui está uma melhoria ao meu simulador de galáxias, pois pretendo no próximo mês levá-lo a 3D, e tive de meter este hoje por ter sido o aniversário do meu pai. Ele estava muito fraquinho como bem se lembram, era em 2D, e era muito fraco, fazia efeitos bonitos, mas já explico o que tinha de mal. Neste caso, já
- 2024-04-20 – Simulação Básica de Velocidade de Aviões e Ondas Sonoras, em C++…by gnmfHá uns dias acabei a parte inicial dos gráficos da Bolsa, do meu software de Análise Técnica, e para me entreter um pouco entre projectos, para não me cansar, lembrei-me de criar uma simulação rápida de aviões em 2D com as suas ondas sonoras. E isto até me levou a criar uma maneira nova de criar efeitos de propulsão para
- 2024-04-15 – Estado final da 2ª fase de desenvolvimento do meu Software de Análise Técnica, agora com Fibonacci Retracements, e vídeo de 3 minutos para mostrar…by gnmfO estado final do meu software de Análise Técnica antes de o deixar de lado uns tempos e partir para o back-tester gráfico. Aqui podem ver a última novidade, que são Fibonacci Retracements, um estudo de linhas muito usado na Análise Técnica, que como podem ver está bem mais giro do que os mais famosos softwares do género como Metastock,
- 2024-04-03 – Adicionadas linhas de tendência animadas e canais de tendência ao meu software de Análise Técnica em C++…by gnmfAqui têm as minhas novas adições ao meu software de Análise Técnica: Linhas de tendência já funcionais e agarradas aos preços; Canais de tendência animadas também; Quanto às linhas de tendência, antes eram agarradas ao ecrã e não aos preços, pelo que quando eu movia o mapa, elas ficavam presas ao ecrã e agora podem ver que elas se agarram
- 2024-03-31 – Adicionado um Ovo da Páscoa como demonstração do meu sistema novo de prémios do meu Game Engine em C++…by gnmfPara festejar a Páscoa, decidi criar um Ovinho da Páscoa que quando apanhado, dá invencibilidade ao jogador (no estilo do Sonic). No fundo, criei um sistema de prémios (ao apanharmos um objecto recebemos um prémio específico), para poder ter uma desculpa para colocar aqui um Ovo da Páscoa, e assim usei esse Ovinho da Páscoa como forma de exemplificar esse
- 2024-03-24 – Adicionados botões para Linhas de Tendência ao meu Software de Análise Técnica em C++…by gnmfCom mais umas horitas, já adicionei um sistema de botões para neste caso adicionar linhas de tendência aos gráficos. Convém lembrar que é tudo feito do zero píxel a píxel, sem bibliotecas de gráficos ou afins, e píxel a píxel, e em C++ e não noutras linguagens mais fáceis como Javas ou afins, não vá alguém pensar que isto é
- 2024-03-18 – De volta ao Game Engine, melhorando a performance das linhas dinâmicas, para usar depois também no software de Análise Técnica em C++…by gnmfEu sei que disse que só após terminar o software de Análise Técnica e o Trading System’s Back-Tester (versão GUI) é que retornaria ao maravilhoso mundo dos videojogos, e desenvolver o meu próprio Game Engine do 0 em C++. Mas tive de regressar por umas horas ao meu remake futuro do Master of Orion, porque irei tirar daqui algo para
- 2024-03-07 – Sistema de Gráficos do meu Software de Análise Técnica já com os gráficos e labels 100% funcionais, em C++…by gnmfA fase principal dos gráficos está terminada. Neste momento, temos não só vários tipos gráficos como Velas Japonesas (Japanese Candlesticks), gráficos de barra, linha, áreas, etc, como temos muitos efeitos 3D, e funcionalidades essenciais. Podem ver que as labels estão funcionais já, e temos uma cruz (estilo mira) que não só indica nas labels a que valor ou data e
- 2024-02-28 – Melhorias nos gráficos do meu Software de Análise Técnica em C++…by gnmfNovas melhorias no meu futuro Software de Análise Técnica, pois como sabem, eu crio as minhas próprias ferramentas/softwares. É preciso sempre relembrar que é feito tudo do zero em C++, nada de livrarias GUI (usarei as minhas), nem de gráficos, nem nada, tudo desenhado no ecrã píxel a píxel à old-school, low level, pointers por todo o lado, etc, não
- 2024-02-10 – O Papel da Matemática no desenvolvimento de Trading Systems, e alguns vídeos relacionados a ver…by gnmfUma pequena parte que define o que faço, de um documentário famoso que é o “Quants – The Alchemists of Wall Street”, cujo vídeo deixo abaixo. Eu desconhecia este vídeo, mas agora ao retornar aos mercados financeiros após uns quase 20 anos de pausa, amigos mandaram-me alguns vídeos assim que eu referi que as coisas mudaram nestes anos. Este foi
- 2024-01-16 – A testar parâmetros (optimização) nos meus trading systems, num Terminal de Linux em C++…by gnmfAqui podem espreitar eu a testar uma variante dos meus trading systems, num único ano de câmbios, para ver qual o parâmetro que daria mais lucro nesse ano, com alavancagem de 25/1: E em gráficos que fiz no terminal, até um dia o fazer melhor, são rascunhos. Agora alavancagem de 25/1, e testar parâmetros, para quê? Em primeiro lugar, é
- 2024-01-12 – Back-Testers já com um dos meus sistemas reais a calcular lucros entre 2002-2003 no EUR/USD com boas performances e gráficos melhorados, em C++…by gnmfFica aqui o que vou fazendo a nível de trading systems, como meu 2º post do ano. Sim, 15.000% de lucro em 2 anos de Euro-Dólar, e se por um lado parece surreal, lembrem-se que por outro… É feito por mim, por isso é normal. 😛 Não é curve-fitted (explicado abaixo). Os gráficos demonstrados são com e sem escala logarítmica,
- 2023-12-29 – Criação de uma grid de tiles para debugging, no meu Game Engine em C++…by gnmfÉ incrível mas só agora me lembrei de criar um sistema de grid (rede) para o meu Game Engine, de forma a exibir a posição dos tiles que compõem cada jogo: Como sabem eu estou a criar o meu Game Engine não só como hobby para exercitar o cérebro (e devido ao meu lema “Se é possível eu consigo!”), como
- 2023-12-26 – Melhoria no sistema balístico do meu Game Engine, em C++…by gnmfAqui estão pequenas melhorias que fiz antes de terminar o ano, ao meu sistema de trajectórias balísticas do meu Game Engine. Adicionei opções como não ir para além dos alvos, e o de enviar objectos de um local ao outro, para preparar para enviar sprites, como granadas no jogo que irei fazer de clone ao Batman the Movie 1989 Amiga
- 2023-12-23 – Armas de raios de energia já a destruir inimigos, no meu Game Engine em C++…by gnmfAgora sim já tenho as armas a causar destruição total nos inimigos (tive mais umas horinhas livres), comecemos pelo meu exemplo de plataformas: Antes de partirmos para as “technicalities”, e antes de vos mostrar o vídeo completo de plataformas, deixo o vídeo no Shoot Em Up de testes, para quem queira ver, e onde podem ver que decidi neste caso
- 2023-12-04 – VideoLog do Meu Game Engine – Parte VI – Chuva, Neve, Relâmpagos, Cascatas, Isométricos, 3D, Fogo, Luzes e Sombras, Armas, e 1001 coisas mais…by gnmfAqui têm o meu 6º Vídeo da minha série de VideoLogs de Desenvolvimento sobre o meu Game Engine, criado do zero em C++, com a descrição do vídeo abaixo (English Version at the end of this page)… Descrição no Vídeo: «Esta é a 6ª parte do meu VideoLog de Desenvolvimento do meu Game Engine, escrito do zero em C++. (English
- 2023-10-12 – Ondas ou Terramotos nas vistas isométricas do meu Game Engine, em C++…by gnmfTerramotos! Ou simplesmente ondas gigantes na superfície deste meu mundo isométrico. 🙂 No dia 7 lembrei-me de criar esta funcionalidade, de meter o plano isométrico ondulado, sob a forma de ondas. E poderão perguntar-se: “Para quê??? Para simular um tremor de terra? Ou para usar quando estivermos a jogar com um pato a nadar na superfície de um oceano???”. Na
- 2023-10-10 – Funcionalidade de rotação do mapa, resizing e inclinação no estilo Isométrico do meu Game Engine em C++…by gnmfMais uma funcionalidade para o meu Game Engine, neste caso na secção isométrica: a rotação da perspectiva do mapa de jogo, bem como inclinações do mapa, etc. Tenho outras formas de inclinar o mapa de jogo, esta tem mais a ver com um resizing feito ao mapa. Mas o mais giro é a rotação: Isto foi tudo ainda muito pouco
- 2023-10-07 – Vistas diferentes Isométricas, e efeitos 3D no sistema isométrico do meu Game Engine em C++…by gnmfAqui temos outra funcionalidade nova do meu game engine, que é a alteração da vista isométrica, pois nem todos os jogos terão a mesma vista, o mesmo ângulo/perspectiva de visão, além de efeitos mais giros. Primeiro, deixo o segundo vídeo, com efeitos muito mais giros, feito em 2023-10-07: É importante referir que eu uso cálculo 3D nisto, ou seja, daquelas
- 2023-10-05 – Inception no meu Game Engine, uma experiência de vídeo e som com o meu Game Engine em C++, a criar o meu nível Isométrico de testes…by gnmfVejam a obra de arte que acabei de criar com o meu Game Engine, e quando gravei estava ao som de AstroPilot (“Here and Now”), e parece mesmo um videoclip oficial. 🙂 É o começo do Isométrico no meu Game Engine, mas inspirado no filme Inception, eu distorço os meus mundos como se fossem de papel, criei atalhos para quando
- 2023-10-03 – Primeiros passos na criação de jogos isométricos com o meu Game Engine em C++…by gnmfAqui estão os primeiros passos na criação de jogos isométricos com o meu Game Engine. Um bloco de 3D, num mapa de 3D, lido pelo meu game engine, mas com o boneco a cair com a gravidade como se fosse um jogo de plataformas normal (é só para testes ainda), e com um ligeiro efeito de 3D à direita com
- 2023-10-01 – Melhorias na minha versão do “Master of Orion”: Cursor, seleccionar planetas, efeitos, etc…by gnmfMais umas pequenas melhorias ao meu clone do Master of Orion. Neste caso, criei: E resolvi vários bugs, sendo que um deles causava um pequeno desfasamento entre a posição das estrelas e o rato. Quanto às linhas animadas, baseiam-se nas existentes no jogo original: E por estranho que pareça, no jogo original, só servem para os riscos da direcção das
- 2023-09-07 – Luzes e Sombras em locais específicos como quartos ou água, no meu Game Engine em C++…by gnmfAqui está o próximo passo das funcionalidades de luzes e sombras, no começo dentro de água, e após o segundo 10 em quartos escuros também… O não ter apenas o ecrã inteiro escuro da noite, mas também durante o dia pequenas zonas às escuras, como por exemplo quartos sem luz, ou zonas fundas debaixo de água, etc: Neste caso mostrei-vos
- 2023-08-29 – Testes balísticos com uma Demo de testes nova no meu Game Engine em C++…by gnmfO passo seguinte nos cálculos balísticos, era o de criar uma demonstração, tipo aqueles mundos secretos que criei com neve ou chuva, para testar, mas neste caso com estas parábolas. Tenho 4 atalhos diferentes nele, com os atalhos F3 e F4, consigo reduzir ou aumentar o número de testes, respectivamente. E com os atalhos SHIFT+F3 e SHIFT+F4, consigo reduzir ou
- 2023-03-30 – Zooms Automáticos e Scanlines Ajustáveis no meu Game Engine em C++…by gnmfOlá a todos, como há muito não mexia no meu Game Engine, perdi umas horitas com funcionalidades novas. Uma é o zoom automático mediante certas situações, como quando o jogador se teleporta, e podem ver que faz lembrar os velhos tempos dos super-scalers. 🙂 A outra é o ajustar das scanlines em tempo real, para ver qual é a melhor
- 2023-01-21 – Neve já com flocos a derreter de forma realista, no meu Game Engine em C++…by gnmfA neve no meu game engine, já a derreter de forma mais realista, e a agarrar as plataformas móveis. No último vídeo podiam que a neve já derretia de forma irrealista, onde apenas viam os flocos de neve a cair quando os de baixo derretiam (desapareciam assim do nada). Agora não, agora são os flocos de neve no topo que
- 2022-12-16 – O meu pequeno mundo de testes de chuva, relâmpagos e neve, do meu game engine, em C++…by gnmfO meu pequeno mundo escondido dentro do meu Game Engine, isolado de tudo e todos, onde o Sonic apanha uns banhos de chuva, e testo a chuva, colisões, relâmpagos, etc: Desde há dois anos quando peguei mais a sério no game engine, que tenho como tradição fazer qualquer coisa no mesmo associada ao Natal. É por isso que vêem os
- 2022-11-22 – Melhorias no sistema de cordas, e vídeo de demonstração a imitar o Tarzan ou Homem-Aranha, no meu Game Engine em C++…by gnmfComo estava já cansado de trabalhar só no projecto da GUI e Knowledge Tester, para desanuviar, melhorei um pouco o meu Game Engine, em que não mexia há meses. Corrigi um bug que havia antes, pois quando eu lançava a corda, e estava em cima de uma plataforma (no chão), e não no ar, o boneco automaticamente caía com a
- 2022-05-26 – Colisão e Fusão de duas Galáxias, em C++…by gnmfMais uma simulação de Física/Astro-Física. É isto que acontece quando um amante de Astro-Física sabe programar na linguagem mais poderosa, C++. 😛 Na realidade só configurei a colisão, pois não tenho tido tempo para nada ultimamente e usei o simulador que já havia programado há uns meses. Desta vez, preparei tudo para que duas galáxias, com 16 milhões de estrelas,
- 2022-01-07 – Matrix Rain!!! A minha primeira tentativa de criar a Matrix Code, em C/C++…by gnmfA minha versão inicial da Matrix Rain / Matrix Code. Pois é, dizem que o filme novo do Matrix é decepcionante (ainda não o vi), mas pensem que o filme trouxe algo de bom: inspiração para recriar a Matrix Rain graficamente. Numa imagem abaixo vêem uma versão ampliada, mas abaixo podem ver em vídeo a versão real, bastante mais gira:
- 2021-12-22 – Colisão de chuva com sprites a nível de píxels já bem, C++…by gnmfJá está acabada a colisão a nível de píxeis, entre a chuva e os sprites do meu Game Engine, podem clicar na imagem acima para ver a animação, ou no vídeo abaixo com som, que é diferente: No gif abaixo podem ver ampliado também, e irão reparar que há salpicos perfeitos quando a chuva toca nos sprites, com algum delay
- 2021-12-12 – Testando ventos de múltiplas velocidades na chuva do meu Game Engine em C++…by gnmfAlgumas novas melhorias, mas a mais visível foi a implementação de ventos de velocidade variável no meu Game Engine, para dar mais realismo e alguma sensação de profundidade, vendo que algumas gotas estão mais próximas e caem mais rápido (clicar na imagem para ver a animação). O problema é que ficam com velocidades diferentes, pois se o vento mudar de
- 2021-08-31- A chuva no meu Game Engine em C/C++, a uns 30 FPS…by gnmfPara ver a animação, clicar na imagem acima ou ver o GIF abaixo. Tenho saudades de programar este meu game engine, ando ocupado a criar manuais de Linux, um deles já vai com 130 páginas. Mas um dia vou voltar, e vai ser ainda melhor que o que vêem aqui. Na imagem falta referir que a chuva está no plano
- 2021-07-11 – Um pequeno exemplo de como fica a chuva no meu Game Engine em C/C++…by gnmfA chuva que criei, aplicada ao Game Engine, só para testes, claro. Ainda falta muita coisa, a chuva ainda passa por todo o lado. O vídeo está abaixo! 2021-07-11. Deixo abaixo a animação partilhada no meu canal de Vimeo, pois no YouTube o vídeo seria arruinado com compressões de vídeo. Façam play abaixo…
- 2021-06-16 – Game Engine já a renderizar em 3D, à pata (sem GPU ou OpenGL), em C/C++…by gnmfO meu Game Engine a tornar-se 3D também, e não apenas 2D. Comecei a preparar o meu Game Engine em C/C++ para funcionar em 3D também, e já explico abaixo o que cada imagem é. E atenção que o que vêem, é renderização 3D feita “à mão”, e não através de facilitismos como OpenGL ou outros, que explico abaixo e
- 2021-06-11 – A brincar com Fractais, em C/C++…by gnmfOs fractais são um exemplo perfeito de como há Matemática por detrás de tudo no Universo, e de como com fórmulas pequenas podemos gerar mundos inteiros. Para quem não sabe, isto é tudo derivado de uma fórmula super famosa e muito pequena, e por isso não me deu trabalho basicamente nenhum, pois é só colocar a fórmula e a Matemática
- 2021-05-28 – “Dancing Galaxies” – Uma simulação de Física, da colisão de duas galáxias, em C/C++..by gnmf“Dancing Galaxies”: O choque de duas micro-galáxias, o 1º teste no meu futuro Physics Engine, destinado a futuras experiências de Astro-Física. Lembrem-se que a Programação em si não me diz muito, o que gosto é as coisas que faço com ela, como Física, Matemáticas, Jogos, etc, a Programação é uma mera ferramenta para mim. Em Física, não é só o
- 2021-04-25 – Começo de uma experiência de Física relacionada com a StarShip da SpaceX, em C/C++…by gnmfHoje dei início a uma experiência diferente, também é bom fazer um pouco de rocket science. 🙂 Após me cansar de actualizar o meu site, tarefa que ainda vai levar alguns dias, decidi começar este projecto pequeno. Ele tem a ver com uma simulação que quero fazer do aterrar da nave StarShip da SpaceX. Os primeiros passos são óbvios. Como
- 2021-04-07 – “Fogo e Água” – Um resumo do que fiz nestes dois meses, em C/C++, para o meu Game Engineby gnmfEste vídeo já foi gravado no dia 2 de Abril, com o gerador de Gifs animados que incluí no meu Game Engine em C/C++, e serve para dar um pequeno resumo visual do que fiz nestes dois últimos meses nas horas vagas, que teve a ver tanto com os efeitos aquáticos como com os de fogo. Isto porque nas próximas
- 2021-04-03 – Um vídeo do Shooter que criei, para testar o sistema de gravação de Gifs animados do meu Game Engine em C/C++…by gnmfTestando o meu gerador de gifs animados ao shoot’em up que criei há meses para testes do meu game engine, escolho que.parte do ecrã guardar, jogo, e ele guarda como gif animado quando pressiono a tecla rec, e pára quando a pressiono novamente. Inimigos não visíveis porque ainda não lhes meti imagens. Mas é um exemplo de como com este
- 2021-03-31 – Fogo já automaticamente incluído no meu Game Engine em C/C++…by gnmfJá tenho a parte dos fogos incluída no game engine, pelo que agora é só adicionar fogos no mapa do nível e eles automaticamente aparecem. O personagem não perde no fogo ainda, é melhor assim. Como expliquei em tempos, para não ter de andar a alterar o mapa no código e recompilar 1001 ficheiros sempre que altero algo, meti os
- 2021-03-29 – Fogo em estilo de placard, em C/C++…by gnmfUma coisa gira que quero partilhar, o display de placard. Este é um dos 12/14 tipos e variantes de fogos que criei, chamei-lhe Napalm Hell Fire, e “Hell” porque atrás dele há uma parede constante de fogo, mas em forma de “caverna” de fogo fixa, daí “hell fire”. Mas com o display em placard fica engraçado parece-me. É uma funcionalidade
- 2021-03-28 – Aplicando o meu fogo gerado em tempo real ao meu Game Engine em C/C++…by gnmfQue tal? Está ou não melhor do que o fogo que alguma vez viram nalgum jogo de computador? Claro que está a ficar melhor, não se esqueçam que não é feito por alguma equipa de empresas bilionárias, é feito por MIM! Por isso é normal que esteja melhor. Já sabem que eu não me contento com menos, do que fazer
- 2021-03-25 – Quase dois minutos de fogo gerado artificialmente com C/C++…by gnmfDeixo aqui um exemplo do algoritmo que criei na semana passada para geração de fogo em tempo real, mas atenção que no começo vêem o que chamei de “efeito Napalm”, que é todo o ecrã cheio de fogo (meti branco para testes), e depois já vêem o fogo em si. Atenção que aqui o gif saver que criei ainda tinha
- 2021-02-19 – Adicionando cálculo de lucros ao Trading Systems Back-Tester em C/C++…by gnmfE assim vai o meu software de backtesting de trading systems (em C/C++), a testar um sistema muito básico e mau, uma simples média móvel, que após 2 anos, ao fim de muitas trades, daria 1% de lucro, mas na realidade, -99% se tivermos em conta as comissões, spreads, uma pequenita alavancagem, etc. Mas estes são para ver se o
- 2021-02-18 – Incluindo um indicador básico para testes ao meu Trading System Back-Tester em C/C++…by gnmfHoje aproveitei mais umas horitas, já que o pc está super lento e não dá para muitas coisas, para começar a criar o sistema de ordens para com ele fazer o cálculo posterior dos ganhos e perdas. À direita vêem a imagem de ontem, e hoje podem ver à esquerda que já são mostradas as cotações de um histórico (neste
- 2021-02-17 – Garantindo que o Back-Tester não olha para o futuro dos dados, em C/C++…by gnmfOntem partilhei uma foto de dia 18 e esqueci-me de esta anterior de dia 17, esta é do dia 17, hoje já tenho o motor a calcular performances (mostro amanhã), mas dia 17, tinha feito pouco, ainda ia como podem ver à esquerda, em testes de cálculos de indicadores simples (neste caso uma simples média móvel de 20 dias) para
- 2021-02-17 – Teste à origem dos dados para os Trading Systems em C/C++…by gnmfPodem ver à esquerda um teste à origem dos dados quando são calculados os sistema de trading (os gráficos são só para enfeitar). Se o sistema for algo super básico e que nunca daria lucro, como uma média móvel simples, como sabem, a média móvel é calculada com base nos últimos x dias, por exemplo, uma Simple Moving average com
- 2021-02-05 – Eu e o meu poder incrível de reverter o Tempo (no meu Game Engine em C/C++)…by gnmfEu e o meu incrível poder de reverter o Tempo. O mal é que só funciona com as ondas, não com peixes assassinos. Além disso reparem na perfeição das bolhas, assim que tocam na superfície da água, desaparecem e que posso acelerar e desacelerar as ondas.. Sobre o time-reversal, na realidade foi um pequeno mecanismo que criei para poder testar
- 2021-01-21 – Efeitos de Ondas e Mergulhos no meu Game Engine, criado em C/C++…by gnmfUm vídeo que fiz no dia 21, para mostrar como as ondas funcionam. O ideal foi criar uma superfície de ondas (chamei-lhe “waterSurface” ao objecto), e fazer com que pudesse ser calculada individualmente, para poder ser dividida em pedaços e colocada no ecrã em pedaços, para permitir a que por exemplo, se algo cair no meio do ecrã entre o
- 2020-09-04 – O começo de uma carreira como Game Developer no dia em que cumpri 45 anos…by gnmfGonçalo Ferreira – Projectos Pessoais No dia em que cumpro 45 anos de idade, partilho simbolicamente os dois projectos aos quais vou dedicar mais tempos livres durante este próximo ano de vida, e é importante para mim porque nos últimos dias estive a optimizar o game engine e percebi que é a coisa que mais gosto de fazer em programação,
- 2020-08-26- O retomar do Game Engine em C/C++ que deixei a meio em 2017…by gnmfO meu Game Engine em C++. Num jogo assim com muitos inimigos, num computador portátil lento e sobrecarregado, ele dá umas entre 300 a 1200 FPS (é o poder de criar algo do zero em C++). Em 2017 dediquei uns meses a criá-lo, porque tinha lido algures que uma das coisas de topo em termos de dificuldade na Programação seria
- 2020-08-17 – Trading – Gráficos de Cotações em modo de texto para terminais Linux em C++by gnmf1º passo no projecto dos sistemas de trading dado. Além de criar ferramentas de conversão de históricos de cotações (inclusivé time-frames), criei uma libraria de gráficos em modo de texto, para poder exibir vários tipos de gráficos nos terminais que tanto gosto, em C++, claro. Vou começar pelos gráficos, funcionam até com gráficos numa única linha, pois cada caractere permite
- 2020-08-16 – Três Ferramentas de Conversão de Históricos de Cotações, com reorganizador por Time-Frames, para Linux, em C++by gnmfTrês ferramentas importantes para o projecto dos trading systems foram terminadas. Duas para conversão de históricos de cotações (reordenar, dividir, etc), e hoje o reorganizador por time-frames, se virem acima, o histórico original teria tudo o que é períodos de 1 minuto do câmbio EUR/USD do ano de 2000, e após conversão, foi tudo adaptado a períodos horários, além de
- 2020-08-10 – Trading Systems – Regresso ao projecto MMAT – Back-Testing de Sistemas de Trading, em C++by gnmfMensagem de 10 de Agosto, quando decidi voltar a este projecto parado há 10 anos: «Pessoal do Trading/Bolsa/Forex/Finanças/Banca, estou de volta a algo que já me têm perguntado quando retomaria. Vou finalmente retomar o projecto MMAT, que visaria tornar público um sistema de trading que criei em 2006, e que dava 19.000% de lucro no EUR/USD, na imagem podem ver