Outros projectos de Softwares
Eu fiz muitos softwares e ferramentas no Passado, que não serão mostrados neste website, tendo feito apenas uma escolha de entre várias áreas, ou os mais famosos.
Aqui neste site mostrei vários, a maioria em C/C++, como o meu Game Engine e futuros videojogos, os trading systems backtesters, o meu tradutor universal, o meu simulador IOS Cisco e o Knowledge Tester, entre outros, ou noutras linguagens como o Network Pinger, o Emailer Plus, o MMAT (o original), e sendo softwares de todas as áreas, até incluindo obfuscadores de código, sistemas servidor-cliente como o GFX-Trading, etc.
Há um ao qual darei importância e ainda não está cá, que é uma linguagem nova de programação que quero desenvolver um dia, mais tarde trarei notícias sobre ela.
Tenho também uma intranet em desenvolvimento para ser Open-Source, em PHP, mas não sei até que ponto se consideraria um software. 🙂
Mas existiram vários outros que criei e que nunca divulguei aqui ou até na Internet, sendo que vários foram para empresas, alguns ferramentas de trabalho nas empresas, outros ferramentas minhas em casa, e outros nem os tenho cá.
Nos anos 90 fiz um software em Clipper para gestão de stocks como projecto final do curso, e que acabou por ser comercializado mais tarde e usado por lojas, que no fim tinha o ecrã a desfazer-se aos pedaços, era giro.
No tempo da Bolsa, em que vivi do daytrading, em 1999 e 2000, tinha os meus próprios softwares de gestão.
Abaixo podem ver o meu software de gestão de carteiras a funcionar, já em 2005. Antes de 2005 tinha criado um software de gestão de stocks, mas desta vez não em Clipper mas para Windows mais actuais, e neste software de 2005 podem ver vestígios desse software, nos botões da barra de ferramentas que tenho acima da aplicação do meio, desta imagem de 15 de Outubro de 2004:
Na imagem acima podem ver o meu software de gestão de stocks na época no meio, e o print-screen só o tenho porque na altura quis partilhar um feito que era transformar 1€ em 200€ em um mês, e depois continuar a subir até aos 1000€. Porque eu sempre permaneci anónimo, por isso nunca ninguém sabia dos softwares que fazia, até porque a maioria era para meu uso pessoal apenas.
Fiz muitas outras coisas, mas o importante é que a escolha que fiz para representar neste site no menu projectos, de softwares com páginas próprias para cada um, parece-me acertada, e abaixo falarei de outros, mais recentes que estou a desenvolver ou desenvolvi, ou deixei a meio…
Na Zon Multimédia cheguei a criar um “IPMC Alerter” para dar alertas dos sistemas IPCM da VoIP, e só em 2020 por exemplo, criei alguns sobre sockets, outros sobre subnetting, alguns sobre bases de dados como um que cria diagramas de tabelas relacionais em modo de consola, etc.
O de subnetting hei-de tornar independente um dia:
E o de diagramas de tabelas relacionais, também, em princípio:
O primeiro que fiz que foi usado em lojas e outras empresas, foi um programa de gestão de stocks em Clipper nos anos 90. Não tenho imagens dele.
Desde aí criei muita coisa, até ferramentas cyber-sec nos tempos de 2000-2004 quando adorava Cyber-Security, etc.
Talvez um dia actualize esta página com coisas novas que me possa ter esquecido de colocar aqui.
Já comecei também sistemas de comunicação por sockets, já comecei coisas a nível de Inteligência Artificial, etc.
Também gosto de fractais e plasmas. Um dia hei-de criar alguns que meta públicos, e fazer experiências do género:
Antes de falar de Physics, quero dizer que gosto obviamente de Matemáticas:
Antes de falar de Physics, quero dizer que gosto obviamente de Matemáticas:
E adoro obviamente programar simulações, e coisas que envolvam Physics, recriar a realidade com um computador, aplicar leis da Física a um Game Engine, por exemplo.
Isso envolve por exemplo tentar encontrar formas de simular o fogo da maneira mais realista possível (explicado na página de Physics em separado):
Também posso brincar com água e coisas do género, neste caso temos uma simulação muito artificial mas bonita do que é a água, com bolhas geradas pelo ar quando o boneco move abaixo, o que não é muito real, mas fica bem no jogo, e dou um toque de aleatoriedade às bolhas e seus movimentos. A Física encontra-se mais nos efeitos de mergulho de objectos na água, mas no GIF abaixo estou só a testar a velocidade da mesma (podem consultar mais nos meus posts sobre o Game Engine):
Há muita coisa, talvez um dia partilhe.
Sei que no Futuro me vou dedicar mais a criar videojogos e a desenvolver o meu Game Engine, com projectos em paralelo com o dos trading systems, seguido do tradutor universal, e em seguida o da linguagem de programação.
Bem, um dia conto novidades.
2021-04-15.