Quem Sou Eu

Em primeiro lugar, faço tanta coisa na vida que é complicado descrever-me, mas hoje em dia (2024) tenho passado mais tempo a programar os meus próprios projectos (ver o meu website) e a dar formação na área de IT. De resto só vendo o meu Passado através do meu website.

Aqui vou tentar explicar por muito poucas palavras, como sou, através de rótulos comummente usados pela Sociedade, e através deles compreenderão como sou. Isto sem querer saber de modas, é mesmo porque é uma maneira fácil de me descrever sem parecer anti-social ou algo do género:

  • Polímata;
  • Auto-Didacta;
  • Vegan;
  • Sigma Male;
  • Neuro-Diverso;
  • Diferente;

Mas têm um resumo abaixo, pois dizem que mais vale uma imagem que mil palavras:

Agora, passo a passo, sou…

Polímata:

Dedico-me a muitas áreas do conhecimento, e por isso, é apenas natural que trabalhe em projectos em áreas variadas, desde Programação, Física, VideoJogos, Artes, Finanças, e 1001 coisas mais.

Isto faz com que tenha uma carreira muito variada também em várias áreas distintas, e tenha sempre gostado de trabalhos em que pudesse fazer mais do que uma coisa em simultâneo.

Tenho também por isso 1001 projectos variados no meu website, como criar o meu próprio Game Engine do zero em C++, bem como o meu próprio software de Análise Técnica, simulações de Física, e 1001 outras coisas mais.

Auto-Didacta:

Nunca meti os pés numa Universidade, nem preciso, tendo feito a carreira toda tendo apenas o 12º ano, e só tirei o 12º ano na altura porque fui obrigado pelos meus pais, e para adiar a recruta no serviço militar obrigatório (na época era obrigatório), e só tirei um CET (nível QSQ 5) mais tarde, porque fui obrigado para poder tornar-me formador, porque senão, teria continuado com o 12º ano, mas como eu já sabia a matéria, tirei o curso com um pé às costas e considerei isso umas pequenas férias (tive apenas 19/20 porque não me esforcei minimamente).

Nunca me perguntem assim se não desejo um dia ir para a universidade, porque isso para mim é quase um insulto.

Vegan:

Eu no geral prefiro Animais às Pessoas, e adoro animais, e qualquer pessoa que goste de Animais, é Vegan, pois ninguém vai comer animais, sabendo que isso causa sofrimento aos Animais e que têm de ser mortos se os quisermos comer, se gostar de Animais.

Não sou daquelas pessoas que gosta de cães ou gatos, eu gosto de Animais no geral, todos eles, e quem gosta de Animais não os come, e por isso sou Vegan.

Não sou pessoa por isso para andar a trocar opiniões sobre pratos de cadáveres de animais.

Sigma Male:

Eu poderia levar horas a explicar porque sou como sou, mas existe uma coisa espectacular chamada de “rótulos”, que nos permite dizer que encaixamos num certo rótulo, e mandar a pessoa investigar, ao invés de perder tempo a explicar como sou.

Eu encaixo no rótulo de “Sigma Male”, não tanto no “Gamma Male” ou “Alpha Male”, e muito menos nos “Delta Male”, “Omega Male” e “Beta Male”…

Para quem não saiba, fica uma pequena descrição:

Por isso, sou um “lobo solitário”, eu crio as minhas próprias regras, eu não penso como a maioria, eu procuro o meu próprio caminho, adoro trabalhar sozinho, não busco ser o centro das atenções ou cargos de liderança o tempo todo, não procuro a validação de terceiros (estou-me mesmo literalmente nas tintas para o que quem quer que seja possa pensar sobre mim), sou imune a pressões de grupo, entre outras coisas, eu opero fora das hierarquias sociais tradicionais. Não significa que não saia de vez em quando e não tenha amigos ou me divirta com o pessoal.

Há quem diga que a maioria dos Sigma Males guarda as suas coisas para si e não fala de si, mas lembrem-se, por um lado até 2018 nunca partilhei nada sobre mim e mantive-me sempre no anonimato (ainda hoje em dia há muita coisa que fiz que não me dou ao trabalho de colocar neste meu website), e por outro, eu estou-me completamente nas tintas para a opinião dos outros, e por isso estou-me completamente nas tintas se alguém vai achar que eu possa não ser um Sigma Male só porque partilho informações minhas aqui, eu simplesmente “estou-me nas tintas”. Partilho porque assim não perco tempo a descrever-me a mim mesmo, e se alguém quiser mais sobre mim, que venha ao meu website saber.

Neuro-Diverso:

Nasci neuro-diverso. Significa que nasci com um cérebro diferente, estou no espectro, sou um autista, mas daqueles que tem zero problemas, e para quem o Autismo só trouxe as vantagens, tal como aconteceu com Elon Musk, Zuckerberg, Bill Gates, e vários outros.

Quando digo que sou autista a alguém, nunca ninguém acredita, pois pareço uma pessoa 100% neuro-típica (não autista), mas sou.

Mas ao contrário dos Aspergers, eu não sou sou 100% isento de qualquer tipo de problemas (e daí a minha necessidade de suporte é literalmente zero, pelo contrário, eu suporto outros), e nasci com algo designado como “Síndrome de Einstein”, que não só Einstein e Edison tiveram, que é o facto de desenvolver a fala e interacção social mais tarde, o que fez com que quando era pequeno me tenha sido dito que iria precisar de ensino especial, mas nunca o tive e nunca vim a precisar, apenas desenvolvi mais tarde, tal como aconteceu com Einstein e Edison.

Escusado será dizer que aprendo em todas as áreas muito rápido e sozinho, e faço tudo o que me apetece hoje em dia, e considero assim o Autismo o meu melhor amigo.

Esta introversão característica leva-me também em parte a encaixar no rótulo de Sigma Male.

Diferente

Há quem me tenha chamado já de “Genetic Freak”.

Em primeiro lugar, nasci com uma força completamente fora do normal, conseguindo fazer coisas que o homem que levantou 500 Kg (recorde do mundo) não consegue.

Só o descobri em 2014 e na altura fiz demonstrações de força por todo o lado, para mostrar que não necessitamos de comer carne para ser fortes:

Me, bending heavy duty adjustable wrenches into S shape...
Me, bending heavy duty adjustable wrenches into S shape…

Sou um dos 5 ou 6 homens no mundo capazes de dobrar uma chave inglesa em S com as mãos (o mais leve deles), uma das duas pessoas que enrolaram 2 frigideiras ao vivo com uma mão (consegui 4 não ao vivo), entre outras coisas.

Também tenho uma rapidez fora do normal, tendo um vídeo o qual farei upload um dia em que simulava 30 passos em perto de dois segundos e meio, tenho mesmo muita rapidez corporal.

Os meus reflexos acompanham essa rapidez, o que faz com que eu consiga descer uns 40 degraus curtos, daqueles que as pessoas têm muito cuidado a descer para não cair, em perto de 2 segundos, como posso mostrar no vídeo abaixo:

2022-05-28 – Eu a descer escadas rápido a brincar com o meu sobrinho…

Eu nunca fazia qualquer exercício físico mas no 5º ano na escola preparatória, aceitei fazer parte da equipa de Atletismo, e apesar de ser baixinho na altura (1,50), e ter muitos repetentes na turma um deles com 1,80 de altura, ganhei uma medalha de Atletismo em estafetas, e deixei de participar em coisas dessas depois, e no Liceu da Amadora a professora ainda quis que eu treinasse Atletismo, após ver que sem esforço na prova de 60 metros, e ainda por cima a dar um salto enorme no fim da recta (para atrasar bastante o meu tempo) ainda consegui ter um tempo fora do normal, mas eu estava-me nas tintas para o mundo e consegui equivalências por ter vindo de um curso anterior, e assim foi-se de vez a possível carreira no Atletismo.

Uma medalha de Atletismo ganha em 1985 na única competição de Atletismo em que decidi participar...
Uma medalha de Atletismo ganha em 1985 na única competição de Atletismo em que decidi participar…

Não me lembro de alguma vez ter ficado doente, e em simultâneo, tenho uma incrível resistência ao frio, e por isso é normal verem-me de manga curta no Porto quando estão 1 ou 2 graus de temperatura, de tshirt debaixo de chuva torrencial no meio da neblina pelas 6 da manhã e a entrar num autocarro a pingar água com o vapor de água a sair-me do corpo, enquanto todos no autocarro tremem de frio. Essa pessoa que viram no Porto a andar assim nas ruas à chuva e ao frio, sou eu, é que esse frio não me faz minimamente diferença.

A título de exemplo fica um vídeo de demonstrações de força minhas, em que no fim estou no meio da neve com todo o pessoal agasalhado ao frio e eu de tshirt. Na altura não sabia se me afectariam temperaturas negativas e ainda levei uma camisola, mas depois meti-a para baixo porque reparei que não sentia qualquer frio: 🙂

Tenho outro tipo de diferenças, e a nível mental também, são várias as vantagens que tenho, e por isso há quem me tenha chamado de freak genético, e por estranho que pareça, pensaria eu que ocorreria mais a nível de força, mas dizem-me muito isso também pela resistência ao frio, não compreendo bem porquê, dado que a cena da força parece mais espectacular.

De qualquer das formas, sou diferente.

Não me peçam para fazer demonstrações ao vivo pois fartei-me dessas coisas, sou apenas uma pessoa como as outras, apesar das minhas diferenças. Apesar de que posso enrolar umas frigideiras no aniversário de alguém para relembrar os bons velhos tempos. 🙂

Não me sinto a envelhecer também desde os 25 anos, mantenho a voz jovem de quando tinha essa idade, visto-me da mesma maneira, mantenho a força e rapidez e resistência, é como se tivesse ainda uns 30 anos (porque agora tenho barba e tal).

Por isso a idade no meu caso não significa nada de especial.

Sobre a minha genética, vem em grande parte da minha mente, não tenho certamente um corpo muito diferente dos outros humanos, o meu cérebro é que não me impõe certamente tantos limites quanto é imposto aos outros, apenas isso.

Coloquei assim a seguinte descrição nom meu website:

«Polímata auto-didacta, neuro-divergente/on the spectrum. Sigma Male. Vegan, Músico, Compositor, Pintor, Escritor, Formador, Programador, Ex-Daytrader, Sys Admin, Webmaster, e muitas outras coisas. Adoro Matemática e Física e uso a Programação como ferramenta para quase tudo, desde criar jogos, trading systems, admin tools, etc. Neste site partilho algumas das minhas criações, e obviamente tudo o que vêem aqui é criado por mim, uma pequena parte daquilo que fiz…

Programar… É uma forma de Arte!»

Deixo abaixo apenas dois exemplos das muitas coisas que adoro criar nos meus tempos livres, um vídeo do meu Game Engine e outro das minhas simulações. 🙂

2024-06-11.

2023-10-07 – Efeitos mais giros nas vistas isométricas criadas para o meu Game Engine em C++…
2024-05-06 – Simulação de Galáxia Double Bubble no meu futuro simulador de Galáxias em C++…
RSS
Follow by Email
LinkedIn
LinkedIn
Share
URL has been copied successfully!